Recomendamos: «Somente os doentes se curam.»
A Quaresma é um tempo favorável para voltarmos ao Evangelho. Tempo favorável para preparar a Páscoa, sabendo que Cristo já morreu e ressuscitou. É o tempo favorável para nos reconhecermos pecadores, necessitados da Sua salvação, como doentes que necessitam da Sua cura. E é por esta razão que este mês recomendamos "Somente os Doentes se Curam. O lado humano do (não) crente", da Paulus Editora.
O autor, padre Luigi Maria Epicoco é um sacerdote da arquidiocese da Áquila, escritor de livros de carácter filosófico e teológico. Leciona uma cadeira de filosofia à Universidade Pontifícia Lateranense e no Instituto Superior de Ciências Religiosas "Fides et Ratio" de Áquila. Diretor da residência universitária São Carlos Borromeu e pároco da paróquia universitária San Giuseppe Artigiano, dessa mesma cidade, viveu a tragédia do terramoto de 2009 onde perdeu 54 dos seus universitários. Comentador em rádios e canais televisivos, ainda participa e mantêm diversos blogues na internet.
Este padre "perdeu a fé" , a sua fé, naquela noite de tragédia e recebeu uma outra. Perdeu a fé construída por ele com todas as certezas. Uma fé que pensava que tinha compreendido tudo, sabia explicar tudo e que tudo controlava. E percebeu que não compreendia nada. Que não dominava nada. Foi uma noite em que a dor o esvaziou de uma fé construída por ele e o encheu de uma fé oferecida, que é dom, que é cruz. É no sofrimento que Deus se revela.
O autor faz uma releitura dos discípulos de Emaús. Naquela caminhada onde se dá o encontro com o Ressuscitado, Luigi Maria Epicoco, reencontra a humanidade que precisa de cura. Com este regresso ao Evangelho redescobrimos que ele fala-nos daquilo que todos nós temos - o nosso lado humano, o nosso coração. Recuperando a nossa humanidade talvez, consigamos perceber um pouco mais de nós mesmos e de Deus. O cristão tem que fazer as pazes com o seu corpo e com a sua humanidade, porque Deus para falar-nos enviou a humanidade do Filho.
Uma obra interessante, de fácil leitura e dividida em duas partes. A primeira percorre a experiência dos dois discípulos, na sua humanidade e autenticidade, cheia de exemplos concretos da sua vida enquanto padre e pároco e muito marcado pelo terramoto. Uma segunda em que faz uma pequena reflexão teológica entorno de quatro conceitos: Igreja; Partilha; Fé e Anúncio.
Boa leitura.
Ficha Técnica
Título: Somente os doentes se curam
Autor: Luigi Maria Epicoco
Coleção: Espiritualidade
Secção: Reflexões
Formato: 20 cm x 13 cm
Páginas: 120
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723020175