#WhatsPrayer, a horação. Iniciatia da comunidade iMissio para ajudar a rezar, pontos de oração, através da aplicação WhatsApp.
1. O que é a HORAÇÃO?
Horação é um trocadilho usando as palavras Hora e Oração. Este trocadilho é original do Pe. Rui Santiago. WhatsPrayer, a horação, são grupos de oração via a aplicação Whastapp. Grupos porque há um limite de 50 pessoas em cada grupo. Todos os dias, às 09 horas de Portugal, é enviada uma oração simples, curta, mas interpelativa. As orações são ao estilo Taizé: pequenas frases que permitam a meditação das pessoas, a interpelação, a oração. São pontos de oração. Neste momento estamos a usar o livro do Pe. Tolentino Mendonça, Mística do instante, como fonte de inspiração.
2. A quem se destina?
Esta iniciativa destina-se a todos os utilizadores WhatsApp. Não há idade mínima nem limite. Todos os que enviarem o número de telemóvel, através de mensagem privada na página do Facebook do iMissio, serão adicionados ao grupo. Não é um grupo de partilhas: é um grupo de partilha da horação do dia. Há um compromisso de só usar este grupo uma vez ao dia.
3. Porquê o WhatsApp?
WhastApp é da aplicações mais usadas para comunicar. Foi das aplicações mais caras compradas pelo Facebook (cerca de 20 mil milhões de euros). WhatsApp é das aplicações que mais tem crescido em número de utilizadores [cerca de 500 milhôes de utilizadores], funciona em todos os sistemas operativos dos smartphone e é gratuita. Já há muitas coisas pensadas pela Igreja e agentes pastorais para o Facebook, Twitter, mas não havia nada ainda pensado para esta aplicação, em Portugal. A comunidade iMissio quer dar uma nova utilidade ao WhatsApp: fazer das 9 da manhã a hora de oração (horação) a Deus. A vantagem desta aplicação é que surge nos écrans do smartphones dos utilizadores: usar o push dos smartphones para puxar à oração individual, mas tendo presente que mais pessoas estão a rezar ao mesmo tempo.
4. Com que periodicidade vamos ter esta horação?
As orações são enviadas todos os dias à 9 horas de Portugal. Comprometomo-nos a só usar este grupo uma vez ao dia.
5. Primeiras reações.
Pelo que é possível observar as pessoas estão a aderir, a dar os parabéns pela iniciativa, dando alguns ecos de que as orações são interpelativas, são realmente pontos de oração. Tiveram conhecimento deste projeto através da página do Facebook do iMissio e/ou através de comentários feitos pelos amigos.
6. Quantas pessoas já aderiram?
Quanto às latitudes geográficas, temos pessoas de Portugal, de Espanha, do Qatar, do Brasil, dos USA, do Malawi, de Moçambique, da Noruega. A maioria portugueses a viverem nesses países, mas já há um número razoável de brasileiros a aderir. Já aderiram cerca de 100 pessoas. A iniciativa foi lançada no passado dia 19 de outubro, via página do Facebook do iMissio.