Livro da semana: “Diálogos com Deus em fundo”

“Um dos meus propósitos [..] tem sido o de dar expressão de cidadania à teologia, à reflexão sobre Deus, ao debate sobre a vida a partir da experiência crente. O debate cultural não pode continuar a remeter para a clandestinidade essas vozes que, pela sua diferença, podem ser um contributo fundamental também para a definição das escolhas sociais. Pelo contrário: religiões e cultura têm que se abrir mutuamente, para permitir que a condição humana seja mais dignamente vivida por todas as pessoas.” António Marujo (Apresentação)

 

Sinopse:

 

António Marujo decidiu coligir, nesta obra, um conjunto de entrevistas realizadas, ao longo das últimas décadas enquanto jornalista, a várias personalidades (vinte e quatro) da sociedade portuguesa que vivem a experiência religiosa de forma diversa, englobando também a realidade dos não crentes. É com este propósito que o autor pretende marcar o ritmo deste livro, dando ao leitor a oportunidade de visitar diálogos muito profícuos, sob a forma de entrevista, assentes numa profundidade e pluralidade de propostas abrindo assim o debate e a reflexão sobre o mistério de Deus nas várias dimensões da vida humana.

 

O jornalista declara que “as mudanças sociais exigem outra dinâmica, outra atitude das comunidades religiosas. E outro modo de olhar a liberdade, esse tema fundador da relação do homem com Deus, na perspectiva das grandes religiões.” Mais adianta que o debate e a reflexão são necessários pois o cristianismo assenta a sua raiz numa pluralidade intrínseca. Na obra, o teólogo Frei Bento Domingues aponta que “é da própria essência da Igreja ser plural. Os textos a que a Igreja se refere como fundadores – as narrativas evangélicas – têm quatro versões. Portanto, a Igreja tem de viver em comunhão, mas na diferença.”

 

A professora de literatura, Isabel Allegro de Magalhães quando questionada sobre o tema do diálogo inter-religioso, defende que “quanto mais funda é a raiz de cada pessoa ou grupo religioso, mais fácil é o diálogo. Não é possível um diálogo inter-religioso em que cada religião não é ela própria. É na profundidade de uma que se pode encontrar a profundidade da outra. É a raiz funda da tradição e a inserção nessa História que permite o diálogo com outra tradição e outra História.”

 

Terminamos esta apresentação com as sábias palavras do Padre João Resina:
“Continuo a pensar que a vida e a fé têm de ser uma grande aposta na liberdade, na fidelidade, no risco. O cristão sabe que não é por querer ir para Deus que tem alguma apólice, sabe que está sujeito aos mesmos riscos das outras pessoas e mais alguns.”
 
Informação disponibilizada pela editora sobre o autor à data da publicação desta obra:

 

“Nascido em 1961, licenciado em Comunicação Social, jornalista desde 1985. Colaborou nos programas Toda a Gente É Pessoa (Antena 1) e Setenta Vezes Sete (RTP) e ainda no semanário Expresso. Foi jornalista da revista Cáritas (1986-89), do Diário de Lisboa (1989) e do Público, cuja redacção integrou desde a fundação, em Setembro de 1989, até Janeiro de 2013, acompanhando a informação religiosa. Foi distinguido em 1995 e 2006 com o Prémio Europeu de Jornalismo na Imprensa Não-Confessional (instituído pela Conferência das Igrejas Europeias e pela Fundação Templeton).

Participou em diversas publicações e obras colectivas. Publicou vários livros, entre os quais Vidas de Deus na Terra dos Homens, Um Papa (In)Esperado, Quando a Igreja Desceu à Terra, Francisco - Pastor Para Uma Nova Época, O Coração da Igreja Tem de Bater (entrevista com J. Carreira das Neves), Lugares do Infinito (guia de mosteiros com hospedaria) e Deus Vem a Público, que recolhe um conjunto de entrevistas a pensadores e líderes religiosos estrangeiros.”
Índice:
Apresentação – Cidadania, verdade e liberdade – por António Marujo | 1. Deus, mistério e fascínio – [entrevistados] José Tolentino Mendonça, Frei Bento Domingues, Joaquim Carreira das Neves, Mário Soares, Isabel Allegro de Magalhães | 2. Uma palavra que nos ilumina – [entrevistados] João Resina, José Augusto Mourão, José Tolentino Mendonça, Armindo Vaz, Horácio Araújo, Peter Stilwell | 3. Dimensões da mudança – [entrevistados] Maria de Lourdes Pintasilgo, Alfredo Bruto da Costa, Manuela Silva, D. Manuel Clemente, Alberto Azevedo, Teresa Toldy, Alfredo Teixeira | 4. Novas humanidades – [entrevistados] Anselmo Borges, Luís Archer, António Dimas Almeida, D. Januário Torgal Ferreira, Laura Ferreira dos Santos, Joaquim Guerra e José Mattoso.

 

Público-alvo: Jovem/Adulto
Ficha técnica:
Título – Diálogos com Deus em fundo | Autor – António Marujo| Editor – Gradiva Publicações, 1ªed. Agosto 2014, págs. 340| ISBN: 978-989-616-595-6 

Agostinho Faria

Redator Livros

Licenciado em Comunicação Social e Cultural. Pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação. A viajar no surpreendente mundo novo das Paulinas Multimédia Lisboa.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail