Rezar a Vida - Agradecer apenas
Senhor, hoje quero apenas agradecer-te por todas as bênçãos que derramas sobre mim, sem nenhum mérito meu, como a chuva que ao cair beija a terra e abençoa-a para que possa dar frutos.
Agradeço-te por quereres construir na minha fragilidade, transformando as minhas limitações em metas, pintando, com o sol, os estados cinzentos e chuvosos da minha alma em coloridos arco-íris, iluminando as minhas trevas com estrelas cintilantes e serenando os mares tempestuosos do meu ser com uma brisa de esperança.
Agradeço-te por todas as pessoas que pões no meu caminho, sinais da tua presença nos meus dias.
Agradeço-te pelo muito ou pelo pouco que me dão, pelo muito ou pelo pouco que me ensinam, pelo muito ou pelo pouco que caminham ao meu lado e pelo muito ou pelo pouco que me amam.
Em cada uma delas está uma lição, um reflexo da tua bondade, uma centelha da tua luz, um eco da alegria da tua boa nova, um abraço da tua misericórdia, a chama do teu amor e um esboço da tua compaixão.
Com elas aprendi que só o amor faz renascer e que até um coração empedernido amolece perante a perseverança, a bondade, e a fidelidade do teu amor.
Com elas aprendi que quando se ama alguém, a felicidade do outro importa mais do que a nossa, ainda que isso signifique que seguiremos por caminhos diferentes.
Renasce hoje, outra vez, em mim, Senhor, para que o amor que já não consigo conter no meu peito, transborde nas lágrimas que choro e na alegria que irradio ao contemplar as maravilhas da tua criação. Ilumina o meu sorriso e salga as minhas palavras para que, também eu, possa tocar os corações daqueles que estão perdidos e não sabem onde encontrar-te.
Por ti eu quero ser sal da terra. Por ti eu quero ser luz do mundo. Percebi que sem ti não sou eu. Percebi que contigo posso ser eu. ("Meu tudo", Simplus)
E assim, nesta comunhão contigo, que faz o meu coração exultar de alegria e pulsar de gratidão, que eu saiba retribuir esta dádiva que é a amizade, dando, também eu, de graça aquilo que recebi de graça.
E talvez um dia, chegue a hora do adeus. Deixá-los-ei com pena, os amigos meus. Mas mesmo longe, estarão perto, ao pé de mim, pois entre amigos é assim. (cf. cântico: "Um amigo é um bem")
(Dedico esta oração a todos os meus amigos e, de um modo particular, à Joana T. Duarte e ao Pe. Nuno Westwood, que caminham ao meu lado e me ajudam a crescer na fé, na esperança e no amor.)