Vídeo do Papa: Francisco apela à denúncia das situações de corrupção

Vaticano 3 fevereiro 2018  •  Tempo de Leitura: 4

Na nova edição de O Vídeo do Papa, Francisco convida a enfrentar e combater a corrupção. De uma forma criativa, o vídeo denuncia os males da corrupção e do crime organizado, contrapondo-os com a relação que existe entre a justiça e a beleza.

 

 

A edição deste mês é realizada pela Rede Mundial de Oração do Papa, em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral. Esta é a primeira vez que um dicastério colabora na realização de O Vídeo do Papa, o que mostra a importância do tema.

 

“Peçamos em conjunto para que aqueles que têm poder material, político ou espiritual não se deixem dominar pela corrupção”, desafia Francisco. “Devemos falar dela, denunciar os males que provoca e compreendê-la para mostrar a vontade de fazer prevalecer a misericórdia sobre a mesquinhez, a beleza sobre o nada”, acrescenta.

 

O cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, considera que “Não devemos falar de resolver a corrupção em teoria, mas combatê-la em cada um dos setores. Os pobres pagam a festa dos corruptos”.

 

Segundo o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos, sj, “não surpreende que o Papa tenha incluído o tema da corrupção nas intenções deste ano; é algo que o preocupa muito e a que se referiu em muitas oportunidades”. “A corrupção afeta muitíssimas nações do mundo e é um mal que destrói e mata”, acrescenta.

 

O Vídeo do Papa sobre a corrupção junta-se a várias ações do Dicastério para dar visibilidade a este flagelo, a partir do Debate Internacional Sobre a Corrupção (realizado a 15 de junho de 2017, no Vaticano), a publicação do livro “Corrupção”, do cardeal Turkson com Vittorio V. Alberti, com prefácio do Papa Franciso, e o Debate Sobre a Corrupção, que decorre a 3 de fevereiro, em Scampia, Nápoles, e no qual é apresentada esta edição de O Vídeo do Papa, entre outras iniciativas.

 

As intenções de oração são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa, que congrega cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo, divididas por dez idiomas, incluindo o português. O Vídeo do Papa, que conta com o apoio da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, é produzido pela La Machi – Comunicação para Boas Causas, com o apoio da Companhia de Jesus, IndigoMusic, GettyImagesLatam, Doppler Email Marketing e a colaboração de Vatican Media. Tem como parceiro de média a Aleteia. Desde o seu lançamento, em janeiro de 2016, já teve mais de 20 milhões de visualizações nos seus canais próprios.

 

O Vídeo do Papa, que é possível graças à ajuda desinteressada de muitas pessoas, pode ser visto na Página da internet, oficial, de O Vídeo do Papa, através do Canal do Youtube de O Vídeo do Papa e na Página do Facebook de O Vídeo do Papa.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail