O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.
Pretende ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações que o Homem está a viver. A rede é um ambiente no qual vivemos, com um modo de pensar, conhecer, comunicar e viver próprios. [Ciberteologia, Antonio Spadaro].
O iMissio é um projeto de evangelização que tem como objetivo criar uma comunidade que está convicta que a internet é um ambiente de evangelização que desafia o modo de pensar a fé.
Pretende ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações que o Homem está a viver. A rede é um ambiente no qual vivemos, com um modo de pensar, conhecer, comunicar e viver próprios. [Ciberteologia, Antonio Spadaro].
A nossa tarefa é a de acompanhar o Homem no seu caminho, e a rede faz parte integrante, de modo irreversível, deste percurso. Os cristãos refletem na rede porque foram chamados a ajudar a humanidade a compreender o significado profundo da própria rede no projeto de Deus. [Cf. XLVIII mensagem para o dia mundial das comunicações sociais, Papa Francisco].
Sendo a rede um ambiente no qual vivemos, com um modo de pensar, conhecer, comunicar e viver próprios, a comunidade iMissio decidiu acompanhar o Homem no seu caminho de uma forma mais estruturada. Lançou o site que pretendia ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações que o Homem está a viver.
iMissio [i, de itech, igreja & Missio, de missão] assumiu-se como uma comunidade virtual que pretendia desenvolver o lado mais interativo da comunidade real, a IGREJA, utilizando para isso os meios tecnológicos mais atuais.
iMissio, da autoria do professor de EMRC Bento Oliveira, surgiu como um blogue cujo nome foi inspirado no inglês I miss you [sinto a tua falta] e pretendia ser um espaço onde, em rede, se construíssem recursos para a rede. Concretamente nesse tempo litúrgico iniciou-se uma caminhada de Advento onde várias pessoas [cerca de 20], foram propondo formas de reflexão diária.
A fonte de inspiriação deste projeto foi o projeto iMisión. Depois de ler o Decálogo para iEvangelizar, Bento Oliveira teve uma vontade enorme de, em português, ter um projeto que conciliasse evangelização e novas tecnologias.