Vídeo do Papa: Não deixemos sós os sacerdotes, pede este mês o papa

Vaticano 4 julho 2018  •  Tempo de Leitura: 4

Os sacerdotes precisam de ajuda na sua missão e de apoio em situações de solidão. O alerta é do Papa, que este mês pede a todos os cristãos orações 'para que os sacerdotes que vivem o seu trabalho pastoral com dificuldade e na solidão se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos'.

 

 

Francisco quer que os sacerdotes de todo o mundo se sintam acompanhados e apoiados nas suas tarefas e, por isso, na edição de julho de “O Vídeo do Papa”, chama a atenção para a diversidade de atividades que realizam e o cansaço que muitas delas podem provocar.

 

“Rezemos juntos para que os sacerdotes que vivem cansados e sozinhos o trabalho pastoral se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos”, pede o Santo Padre, acrescentando que é bom que, nesses momentos, os sacerdotes saibam que as comunidades se preocupam com eles, precisam deles e confiam neles.

 

“O cansaço dos sacerdotes...? Sabem quantas vezes penso nisso?”, diz o Papa, na mensagem de vídeo, lembrando que, perante uma desilusão, os sacerdotes não podem ficar parados, dadas as solicitações que têm em várias frentes de missão.

 

Segundo o último Anuário Pontifício, existem 415 mil 656 sacerdotes, dos quais 37,4% na América, seguindo-se a Europa com 31,6%, a Ásia com 15,1%, a África com 13, 4% e, por último, a Oceania com 2,5% dos padres. O trabalho pastoral destes sacerdotes contempla mais de mil milhões católicos distribuídos pelos cinco continentes. Em Portugal, de acordo com o Anuário Católico, em 2015, havia 2524 padres.

 

“A missão que o Senhor confia aos seus 'pastores' é maravilhosa e constitui uma vocação que transcende por completo a vida de qualquer sacerdote, implica uma total entrega ao serviço dos demais e à missão, mas é muito exigente e, sem uma profunda amizade com o Senhor e o apoio da comunidade, não é possível. Por isso, o Papa convida a acompanhar com amizade os sacerdotes”, refere o P. Frédéric Fornos, sj, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa e do Movimento Eucarístico Juvenil.
 

Indo de encontro à intenção do Santo Padre para este mês, a Rede Mundial de Oração do Papa - Portugal promove, de 6 a 13 de julho, a campanha “Reze pelos Sacerdotes”, que pretende não só sensibilizar os cristãos para a importância de rezar pelos sacerdotes como também promover entre os fiéis leigos a atitude de disponibilidade e colaboração com os sacerdotes na edificação da Igreja e no anúncio do Evangelho. A inscrição pode ser feita aqui.
 

As intenções de oração são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa, que congrega cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo. O Vídeo do Papa, que conta com o apoio da Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal, é produzido pela La Machi – Comunicação para Boas Causas, com o apoio da Companhia de Jesus, IndigoMusic, GettyImagesLatam, Doppler Email Marketinge a colaboração de Vatican Media. Tem como parceiro de média a Aleteia. Desde o seu lançamento, em janeiro de 2016, já teve mais de 25 milhões de visualizações nos seus canais próprios.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail