Há quatro anos, o
Vídeo do Papaé publicado mês a mês com o objetivo de divulgar as intenções mensais de oração do Santo Padre. As intenções são confiadas à
Rede Mundial de Oração do Papa (que inclui o Movimento Eucarístico Jovem), uma Obra Pontifícia cuja missão é mobilizar os católicos para a oração e a ação, enfrentando os desafios da humanidade e a missão da Igreja. Hoje, este trabalho está presente em 98 países e é composto por mais de 35 milhões de pessoas. O Vídeo do Papa é uma iniciativa global: é publicado em 14 idiomas - os últimos adicionados foram vietnamita, polonês, suaíli e kinyarwanda - e em 2019 suas edições mensais foram vistas por mais de 12 milhões de pessoas nas redes sociais.
O
Vídeo do Papa de janeiro, o primeiro de 2020, reflete uma intenção universal muito necessária: a promoção da paz no mundo. Para isso, "reconciliação e fraternidade entre todos os que creem e também entre todas as pessoas de boa vontade" é essencial. Conforme o Papa Francisco, num mundo dividido e fragmentado, as pessoas devem difundir os valores da paz, da convivência e do bem comum através da cultura do diálogo e do conhecimento dos outros.
Não é a primeira vez que o Papa pede paz e justiça mundial. Já no início de 2019, ele havia enviado uma mensagem aos membros do corpo diplomático em que afirmava que “a paz nunca é um bem parcial, mas que abrange toda a raça humana”. E para a celebração do 53º Dia Mundial da Paz, ele acrescentou: “devemos buscar uma verdadeira fraternidade, baseada em nossa origem comum em Deus e exercida em diálogo e confiança recíprocos. O desejo de paz está profundamente inscrito no coração do homem e não devemos nos resignar a nada menos que isso”.