31 de Maio: Dia dos irmãos
Este é já o quarto ano consecutivo que celebramos, em Portugal, o Dia dos Irmãos a 31 de maio, depois de, em 2014, as famílias numerosas europeias terem instituído nessa data a celebração anual da efeméride. Ninguém tem dúvidas da importância que os irmãos podem ter na nossa vida. São quem nos acompanha na infância, estão presentes na maior parte das nossas memórias, foram os primeiros companheiros de aventura, os primeiros amigos. Ninguém se conhece como irmãos, niguém se zanga como os irmãos, ninguém se aceita como os irmãos. Esta cumplicidade que vem da partilha e do amor merece ser celebrada!
Os irmãos são parte de nós, parte da nossa história. O que acontece entre irmãos molda-nos para toda a vida. Desafia-nos a crescer e a lidar com as frustrações, a partilhar espaço, coisas e atenção com outros, ensina-nos a lição da amizade, do perdão. Se a soubermos preservar, esta relação fica, mesmo quando os nossos pais já partiram. É o melhor presente que recebemos deles.
Como refere a deliberação que institui o Dia dos Irmãos, “o que vivemos entre irmãos é único, irrepetível, molda a nossa vida para sempre.”
Encerre o Mês da Família celebrando a vida com os seus irmãos!
[Mensagem da APFN (Associação Portuguesa de Famílias Numerosas)]