Quando devo montar a árvore de Natal?

Liturgia 26 novembro 2017  •  Tempo de Leitura: 2

A tradição surgiu em França do século XVI, quando só havia permissão para cortar árvores a partir do dia 21 de dezembro. As pessoas, então, deixavam as árvores em suas casas até 24 de dezembro. Depois, a tradição foi mudando. Atualmente, algumas pessoas montam a decoração uma ou duas semanas antes do Natal para conservá-la bem até a noite natalina. Mas há também os que seguem a tradição cristã e tomam o calendário do Advento como referência.

 

Em que dia se deve montar a árvore de Natal?

Este ano o dia mais indicado para montar a árvore de Natal é o domingo 2 de dezembro de 2018. Seguindo as regras da tradição, a árvore de Natal é montada no primeiro domingo do Advento ou seja quatro semanas antes do Natal.

 

A escolha da data prende-se precisamente com o período de tempo que existe de preparação para o Natal, que são as quatro semanas anteriores ao 25 de dezembro, o chamado período do Advento.

 

Durante as quatro semanas, deve celebrar o domingo como um dia de reflexão e preparação para o Natal.

 

A tradição ortodoxa diz que a árvore deve ser preparada no dia 6 de dezembro – dia de São Nicolau.

 

Porquê o pinheiro?

A árvore de Natal é um símbolo de vida e o pinheiro é a escolha ideal por ser aquela que se mantém verde durante o frio e a chuva habitual do inverno. Este é um dos mais antigos símbolos tradicionais desta época do ano.

 

Quando se deve desmontar a árvore de Natal?

O momento mais adequado para o fazer é o fim das festas de Natal, ou seja, o dia de Reis, 6 de janeiro.

 

O que significa a estrela no topo da árvore?

Não pode faltar. É quase a cereja no topo do bolo. A estrela colocada no topo da árvore tem um lugar de destaque porque simboliza a luz que guiou os Reis Magos até ao menino Jesus.

O portal iMissio é um projeto de evangelização iniciado em 2012, que tem tido como objetivo dar voz a uma comunidade convicta de que a internet pode ser um ambiente de evangelização que desafie o modo de pensar a fé. Tem pretendido ser espaço de relação entre a fé, a vida da Igreja e as transformações vividas atualmente pelo Homem.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail