Livro da semana: «Na margem do mistério»
“Precisamos uns dos outros para manter viva a nossa esperança no amanhã.”
Timothy Radcliffe explica que, apesar de os nossos dias estarem marcados pela incerteza, pelo medo e desconfiança frente ao futuro, o Evangelho pode ser vivido e anunciado com a mesma alegria e vivacidade de há dois mil anos, tendo sempre presente a consciência da necessidade da nossa entrega ao outro como fontes portadoras de esperança e da materialização do amor de Deus pelo Homem.
Este livro revela-nos uma vez mais, a notável capacidade de clareza, simplicidade, sentido de humor, de grande sabedoria e profundidade com que o autor retrata alguns dos problemas atuais da sociedade contemporânea, ao mesmo tempo que nos contempla, em casos concretos, com a sua experiência de vida e partilha de fé.
Numa das histórias, Timothy Radcliffe apresenta o caso de uma criança que aos olhos dos homens não teria nada para lhe oferecer, mas surpreendentemente, dentro dos seus inúmeros limites físicos, consegue consolá-lo ao ponto de vir à memória do autor um dos momentos centrais da vida de Jesus:
“Quando tudo parecia perdido, sem futuro algum, Ele realizou aquele gesto extraordinário. Enquanto ceava com os seus amigos, tomou o pão e deu-lho, dizendo: «Isto é o meu corpo que se entrega por vós.» Quando o único futuro parecia ser a cruz, Ele, fez aquele ato louco, generoso e cheio de amor. Esta é a base da nossa esperança. Cada vez que nos reunimos como comunidade para a Eucaristia, regressamos a esse momento sombrio e àquele inesperado dom de futuro. A última Ceia parecia o fim, a refeição conclusiva; em vez disso, foi o início, a primeira Eucaristia.”
A presente obra está organizada com textos de diversas intervenções públicas dirigidas pelo autor, biblista e teólogo dominicano, Timothy Radcliffe entre os anos de 2015 e 2016.
Consideramos que este livro é, sem dúvida, um sopro de alento, confiança e de esperança no limiar do nosso tempo.
Pode aceder ao lançamento da obra em Lisboa, na Igreja do Convento de São Domingos, a 28 de janeiro de 2017, apresentado por Frei Bento Domingues:
Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:
Timothy Radcliffe (Londres 1945) “é um dos mais notáveis autores cristãos contemporâneos, para além de biblista e teólogo. Frade dominicano, formado em Oxford e Paris, é membro da comunidade de Blackfriars, em Oxford. Foi Mestre-Geral da Ordem dos Pregadores entre 1992 e 2001, sendo o único dominicano da Província Inglesa a exercer este cargo, desde a fundação da Ordem em 1216. Atualmente desempenha funções de docente em Oxford e de consultor do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, sendo frequentemente solicitado para conferências e palestras em todo mundo.
Índice:
Apresentação | A Igreja tem alguma coisa a dizer ao mundo? | PROCURAR A ESPERANÇA NA ANGÚSTIA - 1. Partilhar a nossa esperança; 2. Se quem sofre não desespera; 3. Dom da misericórdia; 4. Vida consagrada, desafio às narrativas contemporâneas | ENCONTRAR A ALEGRIA NA CONFUSÃO – 5. O corpo, um dom; 6. As bússolas do coração; 7. O caminho da alegria; 8. Crer na música | Origem dos textos | Índice onomástico
Outros livros do autor editados pelas Paulinas e já apresentados no Imissio:
“As sete últimas palavras” (2010), também pode ver a sinopse – Livro da semana iMissio (18-03-2015); “Ir à Igreja, porquê?” (2010); “Ser cristão para quê?” (2011); “Imersos na vida de Deus” (2013); “Carregou as nossas dores” (2017) - Livro da semana iMissio (22-02-2017).
Público-alvo: Jovem/Adulto
Ficha técnica:
Título – “Na margem do mistério - Ter fé em tempos de incerteza”
Autor - Timothy Radcliffe
Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Janeiro 2017, 144 págs.
Coleção -POÉTICAS DO VIVER CRENTE – Série LINHAS DE RUMO
ISBN:978-989-673-555-5