Livro da semana: «Fátima – Sou peregrino - Um percurso espiritual»
“Uma peregrinação é um ato de sair. Vou. Sou multidão, mas não deixo de ser eu próprio. Não quero perder a sedução de me unir a quem canta ao meu lado e envolver a minha voz neste som áspero ou doce de multidão.”
Da autoria do cónego e jornalista António Rego, o livro “Fátima – Sou peregrino” é dedicado a todos os peregrinos e pretende, nas palavras do autor, ser “um olhar sobre cada pessoa que constitui uma multidão. E mais que multidão, comunidade”, dando a reconhecer o peregrino que há em cada um de nós. Nesta envolvência, António Rego partilha em primeiro plano o seu testemunho e as suas vivências enquanto peregrino de Fátima, bem como, a experiência dos seus cinquenta anos a acompanhar peregrinações à Cova da Iria.
A obra está repartida por pequenos capítulos, subdivididos por breves apontamentos, onde é relatado “um pouco de história do essencial de Fátima”, percorrendo o caminho das memórias, dando voz às vivências, às mágoas e alegrias assentes na inabalável esperança do peregrino. As orações que estão ao longo do livro, inspiram o leitor à oração pessoal ou comunitária, propondo ainda o convite à realização da Via-Sacra pelos lugares do Santuário, dando destaque aos Valinhos.
Aquando da apresentação da obra, a 08 de março 2017, em Lisboa, Maria João Avillez afirmou que este livro foi escrito, “com a claridade das coisas simples, a poesia das coisas belas e a importância das coisas essenciais. É um convite que o seu autor nos endereça à viagem espiritual, silenciosa e tão íntima do peregrino. Ao sentido da viagem, ao modo com o coração manso e humilde poderemos se o quisermos fazer de facto render o propósito que nos leva ao caminho para chegar a Nossa Senhora.”
Gostaríamos ainda de salientar que em “Fátima – Sou peregrino” não pretende ser mais um dos muitos livros já escritos e publicados sobre Fátima, nem ser mais um guia, mas sim, um precioso instrumento que auxilia o peregrino na sua descoberta, de encontro ou reencontro com a Mensagem de Fátima, como sinal de Esperança e de Paz. Assim, como também, no encontro do peregrino consigo próprio e com “aquela que é mais brilhante que o sol” - Maria, a mãe de Jesus. A Mãe que aconchega, que ampara, que dá alento e esperança, e que nos leva ao seu filho Jesus.
Imersos neste testemunho de entrega, podemos constatar que a cada peregrinar, somos convidados a desinstalarmo-nos do nosso quotidiano, onde o despojamento de tudo aquilo que envolve o nosso “ser” nos faz tomar consciência de que a peregrinação não termina com o fim de um caminho percorrido mas, cada dia, é o recomeçar de um novo caminho, de uma nova peregrinação para a “Vida Nova” que nos leva a crescer e a ser mais e melhor em Cristo.
Entrevista ao cónego António Rego, autor do livro «Fátima - Sou Peregrino - Um percurso espiritual»:
Informação disponível sobre o autor à data da edição desta obra:
“António Rego, sacerdote do Patriarcado de Lisboa, nasceu em 1941, na Ilha de São Miguel (Açores). Homem culto, sempre preocupado por alcançar o significado mais profundo das coisas, desde cedo se apercebeu de que a cultura e a fé encerram uma chave subtil e transcendente para a compreensão do mundo. Essa consciência levou-o a associar a evangelização à comunicação social, sendo o Concílio Vaticano II a sua «grande fonte inspiradora». O Pe. Rego foi pioneiro da nova evangelização e trabalhou ininterruptamente, por mais de cinquenta anos, tanto na rádio, como na imprensa escrita e na televisão, onde conta mais de 1500 programas com a marca inconfundível da qualidade e originalidade. Para além das suas colaborações nos mais variados órgãos de comunicação, foi também diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, diretor da TVI-Informação, representante da Igreja Católica na Comissão dos Tempos de Emissão das Confissões Religiosas na RTP, consultor do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Em Fátima, caminhando lado a lado com os peregrinos, o Pe. Rego produziu programas de cobertura mediática inesquecíveis.”
Índice
Dedicatória – É a ti, peregrino |Introdução – Recordo a viagem | Escutar: Peregrinar – À procura de palavras; Expectativa; Encontro; Crer – Adorar; Sair; Pedido| Despojar-se: Olhar o tempo; Novo batismo; À imagem de Deus| A voz: Entrega; O grande dia; Um pedido; Era 13, mas…; A força do milagre – Por outras palavras - Cheia de graça| A grande porta: Olhos ao alto; A grandeza de estar de joelhos; Sem sombra; A Nova Jerusalém; Sinais de Deus; Cântico e cânticos; O segredo e o Papa |Torre de marfim: Tocar a misericórdia; Oração da fadiga; Pátio de crentes e gentios; Aprofundar a fé; «Tenho a minha fé»; Lugar de fuga?; Na primeira pessoa; Imagem Evangelizadora |Contemplar: Paz e desassossego; Atravessar a fronteira; Diálogo; Olhar; Aonde vais?; Ser peregrino: fazer comunidade |A mensagem de Fátima: Mensagem transmitida; Para todos os tempos; A Luz; Promessa cumprida; Última consagração |O imaginário e o real: Rua de mercado; A grande subida; Via-Sacra |No Santuário: Oração aos Pastorinhos; À Imagem peregrina; Os doentes à Porta da Misericórdia; Era meio-dia; Queda do muro; Fátima e Belém |Prece final
Outros livros do autor editados pelas Paulinas:
“Um ramo de amendoeira” (2009)
“Acordar com Deus” (com outros autores) (2009)
“A Ilha e o Verbo” (2014)
Público-alvo: Jovem/Adulto
Ficha técnica:
Título – “Fátima – Sou peregrino - Um percurso espiritual”
Autor - António Rego
Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Fevereiro 2017, 192 págs.
ISBN: 978-989-673-558-6