Livro da semana: «Línguas de Perguntador»
A obra que nos é dada apresentar esta semana pode ser considerada uma narrativa poética em que as temáticas abordadas (natureza e relações sociais) vão evoluindo num diálogo a cada pergunta e respetiva resposta, surgindo de forma sucessiva e ritmada envolvendo o leitor numa sonoridade contagiante.
Trata-se de um extraordinário exercício de boa disposição, aprendizagem e imaginação, que incita a criança a conhecer e questionar a realidade que a rodeia. Utiliza uma linguagem metafórica e figurativa tendo em vista habilitar o leitor para uma reflexão apurada e contribuir assim para o seu crescimento harmonioso.
As ilustrações, apresentadas em página dupla, de Madalena Matoso, realçam o texto de João Pedro Mésseder gerando uma sintonia, quase sinfonia, original entre texto e imagem, reforçando e abrindo o imaginário dos mais pequenos o que beneficia claramente o resultado final.
“Línguas de Perguntador” é um livro recomendado pelo “Plano Nacional de Leitura” para o 3º ano (leitura autónoma) e aconselhado pela “Casa da Leitura” da Fundação Calouste Gulbenkian.
Disponibilizamos alguns excertos da obra:
“Para todos os meninos perguntadores e para aqueles que, em cada resposta, deixam entrever uma nova pergunta. […]
- Há livros na floresta?
- Sim, mas ainda por escrever e por ler ainda, livros selvagens entregues apenas às gotas do sol, aos frios raios da chuva, aos caprichos do vento.
- Há livros que pesem mais do que outros, mesmo não tendo muitas e muitas páginas?
- Sim, os livros de memórias. […]
- Há palhaços sérios?
- Sim, são todos sérios de mais, mas fora da arena do circo.
-Há pessoas solitárias entre as multidões?
- Sim, muitas – que assim sentem, mais ainda, a solidão na companhia dos outros."
Público-alvo: Infantil
Ficha técnica: Título – Línguas de Perguntador | Autor – João Pedro Mésseder (texto); Madalena Matoso (ilustração)| Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Mai. 2009, 52 págs. | Coleção – Contos Contados | ISBN: 978-989-673-001-7.