Livro da semana: «O Fruto da esperança»
Esta história, é a penúltima da Coleção Mãos Verdes, constituída por 7 títulos: “A Semente sem sono; A Raiz sem medo; O Caule sentinela; A Folha bailarina; A Flor do coração; O Fruto da esperança; A Cambalhota.”
A planta continua a crescer…
A obra revela-nos o “Fruto” como a concretização do percurso da vida das plantas, comparando o fruto ao nascimento de um “MENINO”…
Como para qualquer criança:
“É preciso
tempo e paciência
para que ele cresça
e fique maduro”
Nesta história, podemos acompanhar o ciclo anual da vida de “muitas plantas que dão Frutos”, e como a Natureza vai ajudando a preparar a sua chegada…
Maria de Lurdes Soares, para a compreensão da Vida, reforça a interligação harmoniosa entre a Natureza e o Homem, quando refere a existência de feiras e festas, normalmente associadas ao tempo das colheitas: como sinal da Vida que dá Fruto em abundância…
“E chega, enfim, a hora
em que o mágico relógio do Tempo,
pergunta à Vida
se deve parar ou continuar.
E ficam os dois a conversar:
- Mas, para que estás como eu, a girar?
- Porque sou a Vida e tenho de avançar…”
Informação:
“Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com a NATUREZA / DEFESA DO AMBIENTE – Pré-escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade.”
Público-alvo: Infantil
Ficha técnica: Título – O Fruto da esperança | Autor – Maria de Lourdes Soares (texto); Elsa Lé (ilustração) | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Abr. 2012, 36 págs. | Coleção – Mãos Verdes | ISBN: 978-989-673-234-9.