Livro da semana: «O Céu das Mães»
Sinopse:
O Céu das Mães é um conto infantil que aborda o tema da perda, do luto de um ente querido, durante a infância. Conta a história de um menino que perde a mãe e ouve com frequência os adultos fazerem a seguinte afirmação: “Não estejas triste… A tua mãe está no céu”. Para esta criança a solução passa por construir uma escada para conseguir alcançar o lugar onde se encontra o principal referencial da sua vida: a Mãe. Esta etapa leva o protagonista desta história a compreender a importância da partilha dos afectos, nomeadamente com o pai e a fazer o luto. Representa o passo fundamental para encontrar as respostas que procura. O autor, Paulo Kellerman e a ilustradora Rute Reimão convidam-nos a acompanhar a “viagem” que esta criança faz ao seu passado, às suas memórias e a saber enquadrar as experiências que viveu com a mãe. No fundo, a capacidade de aceitar que a morte está intrinsecamente ligada à vida e que as memórias partilhadas fazem parte integrante do património imprescindível, e criador que uma geração transmite à outra independentemente do momento em que tal ocorre.
Outra sugestão de leitura editada pelas Paulinas: “Quando um dos avós morre: ser capaz de enfrentar o desgosto” (Setembro, 2004).
Público-alvo: Infantil
Ficha técnica: Título – O Céu das Mães | Autor – Paulo Kellerman; Ilustradora – Rute Reimão | Editor – Paulinas Editora, 1ª ed. Junho de 2014, págs.: 48 | ISBN: 978-989-673-387-2