Livro da semana: «O Pai e Eu»
“Ser santo é viver no mundo real e ir ao encontro das pessoas que Deus colocou no nosso caminho e amá-las. Para muitos de nós, essas pessoas são a nossa própria família.”
Irmã Wendy, Livro de Santos [citação no início da obra]
Maria Teresa Maia Gonzalez, neste livro, dá voz às crianças que estão a crescer e revela-nos o que significa ter e ser PAI: a simplicidade da relação com os filhos, o trabalho, o ambiente familiar, nomeadamente, a participação nas tarefas domésticas, a ternura, os gestos subtis, as cumplicidades, as brincadeiras, até as distrações e também as preocupações do dia a dia.
Esta obra lança o repto de assumirmos a paternidade como vocação de amor, que se concretiza no desafio da entrega ao dom de ser pai, de participar e abraçar, sem reservas, o mistério de uma vida que não lhe pertence.
Informação disponível sobre os autores à data da edição desta obra:
“Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas - variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora, no ensino público e particular, de Português, Francês e Inglês. Desde 1997, dedica-se exclusivamente à escrita e é autora de vários livros para jovens, crianças e adultos. Das obras juvenis, destacam-se A lua de Joana (adaptado para teatro e traduzido para 5 línguas), O guarda da praia; Recados da mãe; Gaspar & Mariana; Pedro e o Papa; O pai no tecto; Voa comigo!; Boas férias, Miguel!; O castelo dos livros; as coleções Profissão: Adolescente; Zoomanias; Histórias do céu e Um palco na escola. É também coautora das coleções o clube das chaves (adaptada para televisão) e As aventuras de Colombo.”
“A Paulinas Editora já publicou, desta autora, mais de duas dezenas de livros, entre eles, os das coleções A minha família e eu (infantil) [de que faz parte a presente obra apresentada] e O espírito da quinta (juvenil), ambas incluídas no Plano Nacional de Leitura.” A Colecção – Amigos naturais: AMICUS, o meu cão; BOTAS, o meu gato; Um cavalo que eu sonhei; O meu pinheiro de Natal; Carolina e os pássaros; Um peixinho no meu quarto. Próximos títulos: O rio do meu pai; Uma onda que apanhei; As plantas da minha mãe; História da Ursa Menor; O sonho de Bia.
Público-alvo: Infantil
Ficha técnica:
Título – O Pai e Eu | Autor – Maria Teresa Maia Gonzalez (texto); Carla Nazareth (ilustração); | Editor – Paulinas Editora, 4 ed. Abr. 2013, 48 págs. | Coleção – A Minha Família e eu | ISBN: 978-972-751-947-7.