Livro da semana: «O Pacto das Catacumbas»
Há mais de 50 anos, em 1965, alguns dos participantes do II Concílio do Vaticano reuniram-se nas catacumbas romanas de Domitília, inspirados “pelo que se dizia e fazia na Aula Conciliar”, para assumirem um pacto radical evangélico, hoje conhecido por “O Pacto das Catacumbas”. Este Pacto tem como objetivo: construir “uma Igreja pobre ao serviço dos Pobres”, assumindo uma conduta e um estilo de vida simples, como Francisco de Assis, renunciando ao poder temporal, adotando o espírito missionário da Igreja e de conversão plena a Cristo.
Este livro apresenta o documento que constitui o Pacto e os seus signatários, mas também, onze ensaios que ajudam a contextualizar este compromisso no passado, no presente e pretende ajudar a Igreja a projetar o futuro.
Os promotores desta obra assumem que este Pacto possa ser “uma palavra de estímulo para o conjunto da Igreja, não apenas para os Bispos, que foram e são os primeiros responsáveis da «missão dos pobres», mas para todos os cristãos comprometidos na tarefa [do anúncio] do Evangelho”. Mais adiantam, que fizeram este livro com três objetivos:
“1) Conhecer e assumir mais decididamente o espírito do Vaticano II, e os compromissos eclesiais celebrados pelos bispos no Pacto das Catacumbas;
2) Renovar o compromisso assumido por toda a Igreja para transformar a vida humana e construir um mundo fundado na solidariedade e na justiça, a partir do evangelho dos pobres;
3) Reforçar com os «pais» do Pacto (1965) o convite que nos continua a fazer o papa Francisco (2015) para sermos uma Igreja pobre, que evangeliza e serve os homens a partir da sua própria pobreza.”
Disponibilizamos mais informação sobre o Pacto das Catacumbas através do Programa “70x7” do dia 13 de dezembro de 2015.
Índice: Pode consultar o índice desta obra aqui
Público-alvo: Jovem/Adulto
Ficha técnica: Título – O Pacto das Catacumbas – A missão dos pobres na Igreja |Introdução – Heinz Kulüke | Autores (Cord.) – Xabier Pikaza; José Antunes da Silva | Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Nov. 2015, 248 págs. | Coleção – Igreja no Tempo | ISBN: 978-989-673-491-6.