«História do ratinho Jorge e do Papa que se tornou seu amigo»
Esta obra dá-nos a conhecer a origem do Presépio a partir de um conto sobre a relação de um ratinho chamado Jorge com o Papa Francisco.
Nesta história é revelado aos mais pequenos as aventuras e desventuras deste curioso ratinho “nada mais nada menos que o sétimo de treze irmãos, todos eles ratos de Roma há várias gerações”… Podemos constatar ao longo do conto que o nosso ratinho Jorge não se sente incomodado, nem preocupado por ter uma família tão numerosa, quando afirma: “é divertido sermos tantos, nunca estamos sozinhos, temos sempre alguém a quem escutar e, se nos acontece alguma coisa, os outros ajudam-nos.”
Numa das suas extraordinárias aventuras, Jorge depara-se com Jorge Mário – Papa Francisco, dando assim, início a uma bela amizade…
Certo dia, o ratinho Jorge descobre que está a acontecer algo de extraordinário na praça de São Pedro… Afinal, é apenas a construção do Presépio! Este facto despertou-lhe uma enorme curiosidade... Assim, Jorge recorre ao seu novo amigo, o Papa Francisco que lhe explica a origem do Presépio…
É então, que surge nesta história não só a ligação de Francisco de Assis ao primeiro Presépio, como também a razão pela qual o Papa assumiu o nome de Francisco: “aquele que tinha de reparar a casa de Deus.”
Informação disponível sobre os autores à data da edição desta obra:
“Stefano Gorla é sacerdote barnabita, que gosta muito de banda desenhada (BD), de ler, de ouvir música e de escrever. Jornalista e ensaísta, tem colaborado com muitas revistas e editoras. Dirige o semanário Il Giornalino, as publicações mensais G Baby e Super G e a Secção Juvenil das Edições San Paolo. Publicou: L´arcobaleno di Dio (2004), Come la pioggia e la neve (2009) e lo c’ero. Un asino racconta Gesù (2012). Acompanha há vários anos crianças e jovens durante o Advento e a Quaresma, mediante uma série de ajudas para oração e reflexão. Com Paolo Guiducci, instituiu o prémio «Fede a strisce», para laurear a melhor BD de carácter religioso em Itália.
Ivano Ceriani, fez os seus estudos na Academia de Belas Artes de Brera, em 1993, defendendo uma tese sobre as potencialidades expressivas e artísticas da ilustração. Em seguida dedicou-se à pintura, particularmente à decoração mural em Itália e no estrangeiro (Montevideo, Santa Cruz de la Sierra, Londres e Paris). Colaborou, durante vários anos, com as revistas Grazia Casa e Elle Décor. Experimentou a ilustração humorística, inclusive no âmbito publicitário. Desde 1998 tem lecionado Disciplinas Pictóricas, atualmente no Liceu Artístico «L. Fontana» de Arese (Milão). Ilustrou os livros Francesco e il Sultano (2011) e Francesco e il principe di Gerusalemme (2012)”.
Público-alvo: Infantojuvenil
Ficha técnica:
Título – História do ratinho Jorge e do Papa que se tornou seu amigo: Um conto de Natal
Autores – Stefano Gorla (texto); Ivano Geriani (ilustração)
Editor – Paulinas Editora, 1 ed. Out. 2016, 56 págs.
ISBN: 978-989-673-544-9