Algumas curiosidades sobre a imagem de São Bento
São Bento de Núrsia é considerado o “Pai dos Monges” e é o padroeiro da Europa. Ele fundou a Ordem dos Beneditinos e e passou por toda a Europa evangelizando e fundando mosteiros.
E gostaríamos de compartilhar alguns símbolos de sua imagem.
O hábito preto
O hábito ou ‘batina’ preta de São Bento simboliza a Ordem dos Beneditinos fundada por ele. Após ter vivido três anos como eremita, dedicando-se totalmente à oração, Bento passou pelo convento de Vicovaro e depois fundou a Ordem dos Beneditinos conforme o Espírito Santo lhe inspirara. O hábito preto expressa a forte espiritualidade de ascese e sacríficio.
A taça
A taça que aparece nas imagens de São Bento ilustra um acontecimento especial na vida do santo. Depois de ter vivido três anos como eremita, São Bento foi chamado para ser o superior do convento de Vicovaro. Lá, porém, os religiosos viviam uma vida de poucos sacrifícios e pouca oração. São Bento tentou mudar o comportamento dos monges, mas estes, ao invés de acolherem seu ensinamento, tentaram matá-lo colocando veneno numa taça que ele usaria para beber. Como de costume, São Bento rezou e abençoou a bebida antes de consumi-la. Neste momento, a taça quebrou, revelando, assim, a intenção daqueles homens. A partir desse momento, São Bento saiu dali e fundou a Ordem dos Beneditinos.
O livro na mão
O livro simboliza a regra de vida dos beneditinos. O lema principal de sua regra de vida é: ‘Ora et Labora’, ou seja, ‘ore e trabalhe’. A oração alimenta o espírito e dá sentido a todas as coisas. O trabalho ocupa a mente, enobrece o homem, é causa de crescimento e desenvolvimento.
O cajado
O cajado na mão de São Bento é uma referência ao santo como “pai dos monges” e pastor.
O gesto de Bênção
São Bento é sempre representado abençoando. Este era um gesto comum em sua vida: abençoar. Ele seguia à risca o conselho de São Pedro que diz: “Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois para isto fostes chamados, para que sejais herdeiros da bênção”. (1Pedro 3,9) Foi seguindo este conselho, que São bento ficou livro do envenenamento, como vimos acima.
Oração
‘A Cruz sagrada seja a minha Luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás. Nunca me aconselhe coisas vãs. É do mal o que tu me oferece. Beba tu mesmo do teu veneno. Rogai por nós Bem Aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém’
Alguns trechos foram retirados do site Cruz Terra Santa.
[©Churchpop]