Aplicação móvel para apoiar orientação dos participantes da JMJ
A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) lançou, nesta quarta-feira, a aplicação móvel oficial do evento para telemóveis e tablets, em cinco idiomas, com o objectivo de “apoiar a orientação e logística dos participantes”. A aplicação Lisboa 2023 já está disponível nos sistemas operativos Android (Google) e iOS (Apple).
De acordo com uma nota publicada no site do evento, a ferramenta digital dispõe de uma agenda com a programação, de 1 a 6 de Agosto, dos eventos centrais, do Festival da Juventude, da Cidade da Alegria e dos encontros Rise Up em tempo real.
Tem ainda disponível um mapa que permite “de forma interactiva localizar os diferentes eventos e visualizar os recintos e serviços de apoio (rede de restauração, bebedouros, casas de banho, postos de saúde, postos policiais, entre outros serviços)”.
As funcionalidades descobrem-se de forma intuitiva e também é disponibilizada uma secção — Up2Pray — com todos os conteúdos espirituais da JMJ, em particular as leituras e cânticos de todos os eventos centrais e áudios das orações diárias.
“Todos os inscritos na JMJ Lisboa 2023, como peregrinos, voluntários, clero ou média, deverão fazer o registo na aplicação Lisboa 2023 com recurso ao código QR da credencial, para terem acesso ao seu perfil de utilizador, com informação diversa”, explicam.
Entre as várias informações disponíveis está “o pacote de alimentação escolhido, incluindo o voucher digital, o sector em que está alocado no Campo da Graça, no Parque Tejo, o local onde será o Encontro Rise Up em que irá participar”.
Ademais, acrescentam, “a aplicação será também o meio de comunicação preferencial da organização com os peregrinos para avisos de última hora e quaisquer lembretes, sendo para isso importante que todos activem a recepção de notificações”.
Mostrando-se comprometida com a sustentabilidade, a JMJ integrou na aplicação um Calculador de Pegada de Carbono, em que “os peregrinos inscritos podem, através de um questionário, entender o impacte da sua participação, ao nível de pegada de carbono”.
A aplicação móvel foi desenvolvida pela empresa de software Bliss Applications e disponibilizada pela Altice, enquanto parceira tecnológica do evento.
Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição deste ano da JMJ, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.