Site: Igreja Evangélica Metodista Portuguesa
De 18 a 25 de janeiro, um pouco por todas as Igrejas do mundo, se exprime a vontade e a ambição de juntas caminharem rumo à unidade dos Cristãos. Este ano o tema "Estará Cristo dividido?" baseia-se na primeira carta de Paulo aos Coríntios (1,1-17). Assim em plena semana de oração pela Unidade dos Cristãos sugerimos uma visita ao sítio da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa que se encontra disponível no endereço http://www.igreja-metodista.pt.
Na página inicial dispomos de uma perspetiva geral de todo o sítio tendo acesso imediato às principais notícias que de alguma maneira estão relacionadas com a Igreja Metodista. De seguida somos convidados a aceder ao menu de navegação que nos transporta para a realidade desta confissão religiosa.
Logo na primeira opção temos, além de uma breve palavra de boas vindas do Bispo Sifredo Teixeira, uma perspectiva do enquadramento histórico que deu origem ao Metodismo, desde o seu surgimento com os irmãos Wesley até à passagem de movimento a Igreja. Ainda nesse item podemos perceber o aparecimento desta Igreja em Portugal no ano de 1854, trazido por dois leigos de origem inglesa.
No tópico seguinte somos convidados a conhecer um pouco mais da teologia, doutrina, catecismo, hinologia e artigos de fé desta confissão religiosa. Após uma leitura atenta aos princípios metodistas, passamos para um ambiente de carácter mais informativo, a sua estrutura organizativa.
No item seguinte temos um olhar sobre os departamentos nacionais (juventude mulheres e crianças). Por outro lado, são ainda apresentadas as comunidades locais, agrupadas em quatro grandes circuitos (Braga, Porto, Aveiro e Lisboa) bem como as obras sociais que são desenvolvidas pelas comunidades regionais.
Noutra opção acedemos com facilidade ao manancial das publicações produzidas podendo-se efectuar encomendas online. Todos os textos que vão sendo concebidos, desde artigos a estudos, documentos de teor mais legal a documentos pastorais e ecuménicos, bem como a textos litúrgicos estão ao alcançe do utilizador no penúltimo tópico.
Para terminar esta sugestão de navegação acedemos então à opção “diversos”, onde temos informação de carácter mais prático, nomeadamente o lecionário, o calendário e registo fotográfico das principais atividades.
Por Fernando Cassola Marques, ©Semanário Ecclesia, nº 52, p. 47