A indiferença é maldade

Crónicas 7 outubro 2022  •  Tempo de Leitura: 3

O mal luta muito para que não façamos o bem. O mal não nos quer mortos, quer-nos moribundos, incapazes de ser bons. É este o seu objetivo e troféu: aniquilar o herói que cada um de nós é, mantendo-nos em ação… até para que sirvamos de modelo a outros.

 

Não olhes para as coisas profundas de forma superficial. Não deixes que qualquer hábito te faça desvalorizar o que é importante. Que a distância às dores mais terríveis nunca seja razão para te sentires aliviado.

 

O amor que dá sentido à existência não é apenas o amor romântico por alguém especial, ao lado de quem nos sentimos no céu. É sim amar toda a gente, cuidar de qualquer pessoa que esteja próxima de nós.

 

Amar não é amar um só, nem amar apenas os que nos amam, nem sequer amar os que nos perseguem, é mais do que isso: é amar todos, sem exceção. Não julgar, amar. Amando sem limites a pessoa que está ali, próximo, com todas as suas imperfeições e fraquezas.

 

Se o amor fosse apenas para quem o merece e sendo ele tão bom, então talvez nenhum de nós tivesse a ele direito, sendo mais justo que fossemos condenados a viver no inferno dos nossos egoísmos.

 

A indiferença é a forma como o mal está a conquistar o mundo. Anestesiando-nos a todos. aconselhando-nos a julgar de forma superficial o que há de mais sério, insensibilizando-nos através da exposição repetida das mesmas maldades até as acharmos normais, convencendo-nos de que a dor dos outros não é nossa e que o melhor é afastarmo-nos, agindo como se não a víssemos.

 

Não desistas de descobrir com o teu olhar e de amar com o teu coração aqueles que são invisíveis para quase toda a gente. Não estão longe. São esses que tens aí mesmo ao teu lado. Sim, esses. Os que vivem contigo, os teus vizinhos, os teus amigos e os teus colegas de trabalho. Os desconhecidos que cruzam a sua vida com a tua. Ama quem estiver próximo.

 

O amor só vencerá a indiferença em ti se tu deixares.

 

Na verdade, talvez tu sejas melhor do que julgas. Porque se és capaz de amar, então és capaz de tudo.

Artigos de opinião publicados no site da Agência Ecclesia e Rádio Renascença.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail