5 lições sobre a família que eu aprendi com “Os Incríveis 2”
Um filme para crianças e adultos, com todos os ingredientes de uma trama de super-heróis. Mas, “Os Incríveis 2” apresenta uma mensagem sobre a realidade que vivem muitas famílias hoje em dia.
Temas como a união familiar e a diferença de papéis dentro de casa são muito bem retratados no filme.
Aqui seguem as mensagens que mais chamaram a minha atenção no filme:
1. Na família, todos têm um papel importante. Por mais que Roberto e Helena tentem separar as crianças dos problemas e obstáculos, são elas que acabam por encontrar as soluções para alguns impasses. Muitas vezes, queremos tirar as responsabilidades dos filhos. Mas a vida nos ensina, como ensinou a Roberto e Helena, que não podemos afastar as crianças da realidade e que, se dermos oportunidade, elas podem mostrar-nos que são capazes de coisas inimagináveis.
2. A união faz a força. No filme, as personagens são mais fortes quando agem juntos e quando se ajudam. Está aí uma grande mensagem para os nossos filhos: aconteça o que acontecer, seremos sempre uma família e poderemos sempre contar uns com os outros, inclusive nos momentos mais difíceis da vida.
3. Pais e mães são verdadeiros heróis. Quando vemos Roberto a cuidar dos três filhos, entendemos que ser pai (e mãe) exige mais esforço e trabalho do que ser um super-herói. Inclusive, Edna Moda disse uma frase magistral a Beto: “Se feita corretamente, a paternidade é um ato heróico. Feita corretamente!”.
4. O amor verdadeiro exige sacrifícios. Roberto encarrega-se do cuidado dos filhos para que Helena possa trabalhar fora. Isso requer um grande sacrifício para ele. Entretanto, o Sr. Incrível foi capaz de desistir do seu sonho profissional para o bem da família. E fez isso com esforço e alegria.
5. Pensar sempre no próximo. Esta é uma realidade para todas as famílias: se quisermos ser felizes, há momentos em que precisamos de nos sacrificar e renunciar a certas coisas. Mudanças de plano, feitas com amor e pensadas nos outros, certamente trarão boas recompensas para a família inteira.
Além de divertido, o filme fortalece o conceito de que a família é, definitivamente, o melhor lugar para se crescer.
[©Aleteia]