Web: Rota das Catedrais online
Como forma de terminar as propostas semanais, antes de entrar em período de férias, a minha sugestão passa por algo que abrange todo o território nacional percorrendo as dioceses do nosso cantinho à beira mar plantado. Apesar de já o ter recomendado anteriormente, a qualidade que ele encerra e principalmente o teor que divulga merece o destaque dado anualmente.
Porque não aproveitar a sugestão e procurar mais informações sobre as catedrais existentes em Portugal aproveitando assim um eventual destino de fim-de-semana ou mesmo um dia diferente?
Pois bem digite o endereço www.rotadascatedrais.com, para efetuar uma visita ao sítio criado pelo Secretariado Nacional dos bens Culturais da Igreja (SNBCI), que se denomina Rota das Catedrais. Este projeto online, “dá a conhecer as iniciativas ligadas ao acordo de cooperação assinado em junho de 2009 entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, uma afirmação do inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das catedrais portuguesas”.
Logo na página inicial encontramos os habituais destaques que nos podem desde já orientar para alguma visita, seja para uma exposição, para um ciclo de concertos, ou outro evento de cariz cultural.
Na opção “rota das catedrais”, obtemos todas as informações ao pormenor sobre este grandioso projeto. Nomeadamente, uma breve apresentação, os acordos de cooperação realizados, a constituição do grupo técnico coordenador, os protocolos efetuados e ainda uma breve resenha sobre a imagem gráfica, inspirada no desenho arquitetónico das catedrais.
Caso pretenda saber mais acerca das catedrais existentes em Portugal, clique no item “catedrais”. Aqui obterá todas as informações de cada uma das catedrais, quer ao nível dos horários (abertura, culto), contactos, localização, etc.
O principal ex-libris deste sítio, encontra-se disponível em “visitas virtuais”. Aqui temos disponíveis 21 catedrais, para serem visualizadas num fantástico motor de modelação 3D, permitindo assim, explorar ao pormenor a riqueza arquitetónica de cada uma.
Fica então lançada a sugestão de visita a este espaço extraordinário, onde além de conhecer melhor as catedrais nacionais, fica também a saber mais acerca deste projeto. Porque na realidade considero que todo este espaço é uma mais-valia para conhecer as catedrais que “constituem um tecido essencial de memória e de identidade, profundamente caracterizador do território e das suas gentes”.