Francisco teve alta do hospital e foi agradecer a Nossa Senhora
O papa Francisco teve esta manhã alta da policlínica Gemelli, em Roma, onde foi internado a 4 de julho para uma intervenção cirúrgica ao cólon, tendo sido conduzido à basílica de Santa Maria Maior, para rezar e agradecer a Nossa Senhora.
Após onze dias de internamento, Francisco fez questão de ir ao encontro da imagem de Maria “Salus Populi Romani”, a quem costuma dirigir as suas preces e ações de graças antes de iniciar as viagens apostólicas ao estrangeiro e depois delas regressar.
Francisco dirigiu a Maria «uma oração por todos os doentes, em particular aqueles que encontrou durante os dias da sua hospitalização», informou o porta-voz da Sala de Imprensa da Santa Sé.
A seguir, o automóvel com Francisco rumou ao Vaticano, onde chegou pelas 11h50 (10h50 em Portugal continental). Antes de atravessar a porta mais próxima da Casa de Santa Marta, onde reside, o papa saiu da viatura para saudar os agentes da polícia que protegeram o seu trajeto.
Até às últimas horas os médicos mantiveram a prudência, não excluindo a possibilidade de adiar a alta para o final da semana. Mas nesta terça-feira à tarde, quando Francisco voltou a visitar as crianças internadas na Unidade de Oncologia Pediátrica, viu-se que estava em boas condições, ao ponto de poder caminhar sem apoio de muletas, o que não tinha acontecido no domingo.
A convalescência do papa prosseguirá agora no Vaticano, com vista a poder retomar as audiências gerais, suspensas durante este mês, e visitar a Hungria e a Eslovénia em setembro.
Agradeço a todos que estiveram próximos de mim com a oração e o carinho durante os dias de hospitalização. Não nos esqueçamos de rezar pelos doentes e por aqueles que os assistem.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) July 14, 2021