Obrigado, iMissio!
Durante 8 anos tive a oportunidade de, semana após semana, escrever sobre a (minha) fé, sobre a espiritualidade, sobre Jesus, o Nazareno e sobre a (minha) vida. Confesso-vos que o meu objetivo com a escrita foi, em primeira instância, salvar-me. Salvar-me das dúvidas, dos medos, das dores, das revoltas, mas também da monotonia, da tradição sem sentido. E, obviamente, que olhando para esta forma a escrita parece um simples ato egoísta, mas a verdade é que sempre me fui salvando também com aqueles que se cruzavam na minha vida e que, de alguma forma, inspiravam-me a querer saber mais, a querer ser melhor e, por isso, a querer escrever com mais verdade e autenticidade.
Escrever para o iMissio durante todos estes anos permitiu-me aprofundar a minha fé e o meu autoconhecimento. A escrita regular abriu-me as portas para o caminhar arriscado, mas totalmente belo, de me saber inteiro (porque sou com os outros e porque sou com tudo o que fui, sou e ainda serei). Mas também me ajudou a abraçar as perguntas. Na escrita e com a escrita fui descobrindo que a vida não se faz de certezas, mas sim de questões que nos ajudam a aprofundar o que somos, o que temos e o que acreditamos.
Hoje, em jeito de despedida, agradeço ao Bento e ao Paulo por, em 2016, terem aceitado arriscar no incerto ao darem-me a oportunidade de falar ao mundo o que interiormente me habitava. Agradeço também a todos/as os/as iMissianos/as que sempre acompanharam a minha escrita, que encontraram nas minhas palavras o conforto e o significado para os seus momentos e para a sua fé. Agradeço a todos/as que, através de tantos meios, fizeram chegar a minha escrita a tantos e tantas. E, por último, agradeço a Deus que através de muitas pessoas foi revelando a Sua presença.
A escrita continuará a fazer parte de mim e da minha vida. Continuará a ser ela a salvar-me e a não me deixar na mesma. Continuará a ser ela a ressignificar a minha vida e a minha fé.
Obrigado por me terem deixado habitar a vossa vida com as minhas palavras!
Caso queiram continuar a acompanhar-me podem seguir-me no Instagram em @pray.to.love
Nota da coordenação
Estimado Emanuel, com gratidão imensa, agradecemos por estes 8 anos de dedicação semanal ao iMissio. As tuas palavras tocaram corações, inspiraram vidas e criaram pontes. A tua escrita, sempre profunda e sensível, foi um farol de esperança e fé. Obrigado por cada linha, por cada reflexão. Continuará a ser a tua comunidade.