Recomendamos: «Descalço também se caminha»
Natural de Terras do Bouro, no Gerês, Braga, o Cónego João Aguiar Campos nasceu a 23 de dezembro de 1949 e foi ordenado padre em 1973. Trabalhou na pastoral da comunicação social durante quatro décadas, nomeadamente como jornalista e diretor do Diário do Minho, presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja católica.
A obra, com ilustrações de Luís Valente, é uma coletânea de textos divididos em três partes – Olhares, Canções de Amor e Reflexões – e no texto inicial, o autor escreve
«Não sou um otimista sem os pés na terra.
Aliás, os textos que neste livro ofereço têm cores distintas e não fogem sequer ao escuro de alguns instantes…
Mas a noite é tempo de repouso.
Sem a saúde que alongaria os dias, perdi os sapatos de longos percursos e o ritmo de km/hora.
Mas ando, sentindo mais a areia e as irregularidades do piso.
Sim; descalço também se caminha!…»
Descansar é uma afirmação de soberania: soberania do SER sobre o possuir, o conseguir, o sucesso. Soberania do SER sobre o ter. “A alegria e a felicidade são muito mais do que uma lista de desejos satisfeitos. Por mim, sinto-as no coração que ouve, lê e procura em cada circunstancia o pólen acima dos espinhos”.
Descansar é a tal inutilidade, do “não fazer nada”, é encontrar e reencontrar-se. Descanso é um caminho, onde não há pressa de chegar, é um mapa interior, é atividade, é sujar.
«Descalço também se caminha» : um livro para folhear, para ler, para saborear, saborear no presente de cada página, ao som das águas do rio da nossa vida, com a rapidez e quietude de cada momento. Uma bússola que nos desvela o norte. Livro de e para todos os dias. Deixa-o entrar em ti através do abraço de cada palavra.
Ficha Técnica
Título: Descalço também se caminha
Autor: João Aguiar Campos
Coleção: Pensamentos e mensagens
Secção: Mensagens
Formato: 12 cm x 19 cm
Páginas: 432
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723021080