28 - 36 de 37 artigos
Algumas personalidades religiosas tornam-se símbolos de valores amplamente partilhados, sem que a dimensão confessante das suas motivações inviabilize a possibilidade de serem ouvidos por muitos.
Neste dia, é impossível este texto não ser sobre o Natal, e sobre a figura a que nele se faz referência. Jesus despido de todos os títulos atribuídos pela fé é referência indiscutível para as grandes questões dos nossos dias.
Será que, nesta era da pós-verdade, é tanta a preocupação — nas artes, no jornalismo, na publicidade, nas relações sociais até — em fazer tudo “parecer” verdade que já não há espaço para a verdade que pode “ser”?
Há que manter a lucidez crítica do nosso ambiente familiar e, como devir civilizacional, peneirarmos o que é de mimetizar e transmitir a gerações seguintes e o que, pelo contrário, podemos interromper e não perpetuar.
O filtro real da educação é o que perdura no tempo, é o longo prazo. […] O Educador deve ensinar o que liberta, isto é, deve consciencializar-nos para o que nos domina e cega e nos centra exclusivamente em nós próprios.
Todos precisamos de descansar mas não é nada óbvio como é que isso se faz.
Importa identificar o uso de algo digital que me esteja a impedir de chegar onde quero ou a impedir de ser plenamente quem desejo ser. É esta a proposta de Marco Frazão, da Cidadania Digital: um passo atrás, um ao lado e outro em frente.
João Delicado deixa-nos ideias para fazer deste um tempo especial, algumas capazes de nos revolucionar profundamente. Mas avisa: fazer deste o melhor verão de sempre é, acima de tudo, uma decisão, uma vontade. Há que levá-la a sério.
O que é a consciência moral?
Rua João de Freitas Branco, nº 21, 3ºB
1500-714 Lisboa
Portugal
912483000 (Bento Oliveira)
imissio.net@gmail.com