Parábolas de Embalar: «O tesouro escondido»
Nota introdutória para ser lida pelos pais…antes de começar a História
Nas histórias que as nossas avós nos contavam muitas vezes os personagens eram piratas ou o João que recebera no seu aniversário um barco e olhava fascinado para cada vela desse navio, de um branco imaculado, para o cofre do tesouro, repleto de jóias que pareciam ouro, para a âncora que parecia verdadeira, e para os piratas vestidos a rigor e com ar severo.
Esta história de Jesus não nos fala de Piratas nem do João… mas fala-nos de um tesouro!
Quando pensamos num tesouro… precisamos de um mapa para o encontrar… e às vezes sem estar à espera encontramo-lo… como na história da Joana de olhos verdes que depois de percorrer a praia procurando conchas e pedras roxas, encontrou uma velha garrafa azul, levada à praia pelas ondas. Dentro da garrafa, estava um pequeno mapa amarelado. Era o mapa do tesouro.
Nesta parábola não foi preciso nenhum mapa e o tesouro encontrado é de todos o mais valioso… aquele que depois de o encontrarmos jamais queremos perder!
ESCUTEMOS…
Desafio para as famílias
Quando descobrimos Jesus encontramos um tesouro incalculável: talvez quando os amigos daquele homem que o viram vender tudo sem motivo aparente pensaram que ele estava cometendo um terrível erro, ou até mesmo, quem sabe, enlouquecendo.
Muitas vezes isto também nos acontece… muitas pessoas que nos cercam não compreendem o grande valor do tesouro que possuímos. Por isso não entendem quando renunciamos às facilidades da vida, à possibilidade de nos darmos bem a qualquer custo, ou mesmo quando deixamos passar oportunidades “imperdíveis” para sermos coerentes e ansiarmos mostrar com a vida que possuímos este tesouro.
Ao longo desta semana…. deixem na mesa das refeições um baú pequenino ou um guarda jóias para se lembrarem desta parábola e agradecerem o tesouro que ninguém vos pode tirar… o seu valor incalculável e a sua tamanha preciosidade. Este tesouro é Jesus que é o AMOR, A PAZ, O ABRAÇO, A ALEGRIA, A TERNURA… TODO O BEM!