Parábolas de Embalar: «Os dois alicerces»
Nota introdutória para ser lida pelos pais…antes de começar a História.
Mais uma história de Jesus! Lembram-se da história dos três porquinhos?
Os dois porquinhos mais imprudentes brincavam enquanto o irmão mais velho trabalhou arduamente para construir uma casa segura. Adicionalmente este porquinho estava também preparado para ajudar os irmãos…e ajudou porque quase foram devorados pelo lobo porque as suas casas que foram construídas sobre alicerces frágeis foram destruídas por este animal feroz e assustador. Valeu-lhes a casa resistente construída pelo irmão mais velho na qual se abrigaram e por isso não foram devorados pelo faminto e malvado lobo mau.
Nesta parábola Jesus também nos ensina apresentando-nos dois homens que constroem as suas casas de formas diferentes…um edifica a sua casa sobre a rocha e outro sobre a areia porque desejava construí-la rapidamente não investindo nessa construção grande tempo e cuidado.
Fica mais esta parábola de Jesus para vos embalar, ajudar a adormecer…e…quando acordarem saberão como devem edificar a vossa casa espiritual…a vossa vida para que resista àquelas tempestades que parecem querer levar-nos tudo.
Desafio para as famílias:
A construção de qualquer casa começa pelos alicerces…são estes que a vão tornar forte, resistente.
As duas casas referidas na parábola talvez fossem iguais em termos de estética, aparência, forma e conforto…mas o alicerce que não se via fazia a diferença. Devido a isto e perante uma tempestade a casa construída sobre a rocha com o alicerce mais forte foi a que resistiu. A casa do construtor prudente manteve-se devido à sua estrutura. A outra casa, porém ficou em ruínas.
Através desta parábola Jesus disse-nos que; “aquele que ouve as suas palavras e as pratica será comparada a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” porém “aquele que ouve as suas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia”.
Há dois tipos de pessoas que nos são apresentadas por Jesus nesta história; ambos ouvem a palavra de Deus, podem ir à igreja, participar nas atividades eclesiais…ter uma vida cristã. Aparentemente têm muitas semelhanças…porque só vemos as paredes, os telhados e as janelas das suas vidas. O Alicerce está escondido …. Apenas uma tempestade, uma crise, vai revelar a consistência da nossa fé. Nas dificuldades é que os alicerces são revelados tal como nas casas descritas na parábola.
Quando nos unimos verdadeiramente a Jesus e acolhemos a sua palavra na nossa vida conseguimos suportar as chuvas, as tempestades…alicerçados a ele…NADA NOS FALTA. O símbolo que esta parábola nos deixa é um tijolo que lembra …construção. Se tivermos algum em casa podemos ao longo desta semana deixá-lo num local visível para que nos perguntemos:
Qual o alicerce que utilizamos na construção da nossa casa espiritual? Somos construtores imprudentes ou construtores insensatos?
Um abraço…e constrói a tua casa sobre a ROCHA!