Parábolas de Embalar: «Amigo inoportuno»
Nota introdutória para ser lida pelos pais antes de começar a História.
Numa noite onde as estrelas passeavam por entre as nuvens de pontas dadas ansiosas pelas histórias que os homens da terra contavam… Acreditamos que as estrelas gostam de histórias e que todas as noites passeiam pelo céu caladas para que consigam escutar o eco daquilo que na terra alguém tem para contar… Até a lua nestes momentos se ergue para não perder nada das narrativas que muitas vezes dão sentido à vida dos homens.
As parábolas alimentavam os amigos de Jesus e depois das escutarem estes ficavam mais próximos do Amor.
Esta parábola fala-nos de três amigos que se encontraram numa destas noites e através dela Jesus fala- nos na busca, na insistência na oração e no conforto que nos pode trazer a presença de um amigo verdadeiro: aqueles que ficam felizes por nos verem felizes; aqueles que tudo fazem para nos agraciar a vida; aqueles onde encontramos Jesus; um pão quando estamos famintos e um abrigo para descansar das nossas fadigas naquelas noites em que caminhamos muito para chegar a um destino que pode ser o fundo do nosso coração ou o fundo do coração de alguém.
Descansemos e escutemos esta parábola de Jesus. A Lua e as estrelas já estão em silêncio desejosas do seu eco e do seu ressoar.
Desafio para as famílias:
Pedir, buscar insistentemente, não desistir de rezar de estar com Jesus, persistir na oração é o que nos ensina esta parábola. Deus é infinitamente bom e dará o melhor aos seus filhos, mesmo que às vezes não entendamos. Aquilo que achamos que é o melhor para nós pode não ser o que efetivamente estamos a precisar. Deus no seu Amor dá-nos no tempo certo aquilo que necessitamos.
Nesta parábola podemos também sentir que a amizade verdadeira mata a nossa fome, alivia os nossos cansaços independentemente de no céu brilhar o sol ou as estrelas.
Com o Pai nosso Jesus ensina-nos a rezar!
As crianças da família podem escrever esta oração num papel e ao longo da semana depois de a rezarem em família podem falar sobre cada uma das suas partes e perceber como as podemos transformar em vida.
“Pai nosso”... pai de todos nós. Se Jesus é o pai de todos, todos somos irmãos. Se vivermos estas duas palavras o mundo tem de ter paz porque somos família na humanidade!
Um abraço…reza e sê sempre amigo de Jesus!