Parábolas de Embalar: A LAMPARINA
Nota introdutória para ser lida pelos pais…antes de começar a História.
O cenário desta história é uma casa típica da Galileia no primeiro século. Nestas casas não havia luz eléctrica , por isso, as casas eram iluminadas por uma pequena vasilha de barro que tinha uma argola num dos lados para que conseguissem segurá-la , no seu interior tinha um pavio molhado em azeite que possibilitava à lamparina manter-se acesa. As lamparinas tinham a mesma função que as nossas lâmpadas…serviam para ILUMINAR.
Nestas casas usavam-se os alqueires que eram cestas usadas para guardar cereais. A cama era um colchão simples que quando não era usado podia ser facilmente enrolado para não ocupar espaço nas casas simples e pequeninas da Galileia. A lamparina de barro era colocada sobre um velador …para iluminar uma área maior.
Imaginem-se neste cenário… é o desta história!
Através dela, Jesus quer dizer-nos que a luz não deve ser escondida…abafada. Deve irradiar…iluminar o mais que conseguir gerando claridade e nitidez para que o todo da sua mensagem seja conhecido e não só o que é conveniente ou favorável em determinado momento ou circunstância.
Iluminados pela lamparina desta parábola …escutemo-la com o coração!
Desafio para as famílias
O símbolo desta história é a luz…às vezes nas nossas casas temos lamparinas ou lanternas. Deixem um destes objetos no vosso quarto e acendam-no no momento de oração da noite. Agradeçam a Jesus a luz que nos ofereceu com aquilo que nos mostrou e ensinou e peçam-lhe que sejam a candeia que ilumina tudo ao redor…a vida, o mundo, os outros… a luz que gera verdade e mostra Jesus!
Um abraço brilhante e… candente!