Parábolas de Embalar: A LAMPARINA

Crónicas 29 janeiro 2022  •  Tempo de Leitura: 2

 Nota introdutória para ser lida pelos pais…antes de começar a História.

 

O cenário desta história é uma casa típica da Galileia no primeiro século. Nestas casas não havia luz eléctrica , por isso, as casas eram iluminadas por uma pequena vasilha de barro que tinha uma argola num dos lados para que conseguissem segurá-la , no seu interior tinha um pavio molhado em azeite que possibilitava à lamparina manter-se acesa. As lamparinas tinham a mesma função que as nossas lâmpadas…serviam para ILUMINAR.

 

Nestas casas usavam-se os alqueires que eram cestas usadas para guardar cereais. A cama era um colchão simples que quando não era usado podia ser facilmente enrolado para não ocupar espaço nas casas simples e pequeninas da Galileia.  A lamparina de barro era colocada sobre um velador …para iluminar uma área maior.

 

Imaginem-se neste cenário… é o desta história!

 

Através dela, Jesus quer dizer-nos que a luz não deve ser escondida…abafada. Deve irradiar…iluminar o mais que conseguir gerando claridade e nitidez para que o todo da sua mensagem seja conhecido e não só o que é conveniente ou favorável em determinado momento ou circunstância.

 

Iluminados pela lamparina desta parábola …escutemo-la com o coração!

 

 

Desafio para as famílias

O símbolo desta história é a luz…às vezes nas nossas casas temos lamparinas ou lanternas. Deixem um destes objetos no vosso quarto e acendam-no no momento de oração da noite.  Agradeçam a Jesus a luz que nos ofereceu com aquilo que nos mostrou e ensinou e peçam-lhe que sejam a candeia que ilumina tudo ao redor…a vida, o mundo, os outros… a luz que gera verdade e mostra Jesus!

Um abraço brilhante e… candente! 

 

Parábolas de Embalar

Parábolas de embalar

"Parábolas de embalar" surgiu da necessidade de recontar as parábolas numa linguagem inteligível para um grupo de catequese… "Embalar" surge do sonho de tornar as histórias de Jesus um mometo de família, oração, antes de adormecer.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail