Parábolas de Embalar: «Trabalhadores da vinha»

Crónicas 19 fevereiro 2022  •  Tempo de Leitura: 2

Nota introdutória para ser lida pelos pais…antes de começar a História.

 

Nesta história escrita por Mateus vamos conhecer um proprietário que precisava de trabalhadores para a sua vinha. Contrata vários operários a horas diferentes…e todos nesse dia vão trabalhar para o vinhateiro. Mas…nem todos trabalharam as mesmas horas…uns trabalharam durante todo o dia, outros menos tempo.

 

No final do dia o patrão pagou aos seus trabalhadores. Será que todos receberam os mesmos denários?. O denário era a moeda utilizada nestes tempos.

 

Fechem os olhos, aconcheguem-se e deixem-se embalar por mais esta parábola de Jesus!

 

 

Desafio para as famílias

Ao longo desta semana um cacho de uvas na nossa fruteira pode ser o símbolo desta parábola. Com ela Deus que é representado pelo proprietário da vinha demonstra a sua bondade e justiça…mas a justiça de Deus é diferente da justiça dos homens. Humanamente podemos pensar que os trabalhadores que trabalharam o dia todo não poderiam receber o mesmo que os que só trabalharam umas horas…mas…não precisariam também os últimos do mesmo denário…quem sabe para levar comida à sua família! A medida de Deus não é a nossa medida…a medida de Deus é a compaixão, a bondade.

 

Deus chama…alguns mais cedo, outros mais tarde …e recompensa todos os que aceitam o seu chamamento. Não sente que uns são mais importantes que outros porque fazem mais ou chegaram há mais tempo…

 

Alegrarmo-nos com o bem dos outros …é sintonizarmo-nos com Deus. A inveja prejudica, sobretudo quem a sente e leva-nos para muito longe do Amor!

 

Um abraço…e…sê sempre amigo de Jesus. 

Parábolas de Embalar

Parábolas de embalar

"Parábolas de embalar" surgiu da necessidade de recontar as parábolas numa linguagem inteligível para um grupo de catequese… "Embalar" surge do sonho de tornar as histórias de Jesus um mometo de família, oração, antes de adormecer.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail