Parábolas de Embalar: «O jovem rico»
Nota introdutória para ser lida pelos pais… antes de começar a História.
Num dia muito bonito… Jesus caminhava e pessoas com o coração inquieto…. juntavam-se a ele, porque sentiam que o que dizia era novo, gerava paz e respondia a perguntas para as quais nunca tinham obtido resposta. Nesse grupo estava um jovem bem vestido que se destacava por ser rico e possuir muitos bens. As palavras de Jesus também o inquietavam e interpelavam…perguntou-lhe; “Mestre o que devo fazer para ter a vida eterna?”.
Escutemos a resposta de Jesus!
Desafio para as famílias
Ao longo desta semana com os acontecimentos do mundo temos sentido que a ganância, o desejo de poder, de possuir sempre mais podem destruir vidas e gerar horror e tristeza.
Todos gostamos de viver confortavelmente, ter uma casa, comida…ir de férias. Deus não é contra possuirmos bens. O que nos diz nesta história é que nada pode ser mais importante que o Amor que é Jesus.
Quando as riquezas e os bens têm mais valor que Deus e o Amor…o nosso coração fica frio, pode imperar o egoísmo, o desejo do poder, de possuir… e como o Amor não impera o homem faz de tudo e não olha a meios para garantir o aumento daquilo que coloca em primeiro lugar, isso pode gerar guerras, atrocidades, egoísmo.
Deus que é Amor, Paz, ternura, verdade, união, perdão deve ter o primeiro lugar nas nossas vidas e no nosso coração. Só assim preferimos a paz ao invés da guerra…só assim somos verdadeiramente felizes e conseguimos viver serenamente, plenamente, tranquilamente, em harmonia.
O símbolo que ilustra esta parábola pode ser um objeto que a família goste muito. Coloquem-no no cantinho da oração e sintam que podem prescindir dele pelo AMOR, por Jesus!
Feliz semana: unidos em oração pela PAZ!