Parábolas de Embalar: «A figueira»
Nota introdutória para ser lida pelos pais antes de começar a História.
Nesta história vamos encontrar uma vinha, um vinhateiro, o dono da propriedade e uma figueira.
A figueira era uma árvore linda que parecia não fazer parte daquele lugar, onde as vinhas imperavam fortemente e se afirmavam frutificando em abundância. Contrariamente, na árvore, nunca se tinha avistado um único figo.
Um dia o Vinhateiro decidiu cuidar dela… adubou-a… limpou o terreno à sua volta… acarinhou-a… porque o proprietário perante a sua aparente inutilidade… pensou cortá-la e plantar outra vinha no terreno ocupado pela solitária figueira.
Escutemos!
Desafio para as famílias
Iniciámos a Quaresma… um tempo de reflexão, recolhimento, oração. Em cada semana as parábolas de embalar trarão consigo um desafio para as famílias vivenciarem em conjunto este caminho até à Páscoa.
Pensemos na figueira da história… a árvore depois de ser cuidada, acolhida pacientemente pelo vinhateiro frutificou.
O desafio para esta primeira semana da quaresma é pensarem em alguém que sintam estar só, a precisar de uma atenção especial como a figueira… cheguem até essa pessoa e pacientemente cuidem dela… com uma visita, uma mensagem, um telefonema.
Deus dá-nos tempo, espera por cada um de nós e chega até às nossas necessidades, para que não desistamos de frutificar em todos os lugares onde nos encontramos…mesmo quando somos só uma figueira no meio de muitas vinhas.
Feliz e Santa Quaresma… sê sempre amigo de Jesus!