Recomeços...

Crónicas 3 setembro 2024  •  Tempo de Leitura: 2

«Todos nós, quando chegamos à beira-mar ou ao topo de uma montanha, respiramos fundo, queremos transformar a beleza que existe lá fora na nossa respiração. O nosso corpo quer ser “in-spirado”, receber o “espírito” que dá Vida».

Alessandro D’Avenia 

 

Se fecho os olhos, é precisamente numa destas paisagens, que tive a fortuna de viver nestas férias, que gostaria de me encontrar. O calor do verão, o ar quente, o perfume da natureza ou o cheiro a água salgada e... a respiração. Afastar-me de tudo o que me rodeia, libertar-me do cansaço dos dias de trabalho...

 

Os ritmos de setembro trazem um outro dinamismo e agitação à vida quotidiana. O despertador é reprogramado, a agenda enche-se de atividades e... de boas intenções. Por vezes, as escolhas pessoais mudam de rumo. Embora nunca tenha gostado muito deste mês, gosto mais de outubro e das cores do Outono, as mudanças que este traz sempre me deram aquela vontade enérgica de querer alterações no meu modo de vida, novos hábitos e novas vivências.

 

É precisamente nestes dias que chega o momento de dar espaço às vivências do verão, na esperança de que elas invadam os nossos dias, em casa, no trabalho, em todo o nosso caminho. Começar a respirar de novo, retomar os nossos espaços e deixarmo-nos envolver pelo perfume da rotina que nos rodeia.

 

É este “in-spirar” que recebe o espírito que nos leva a reconsiderar as nossas ações diárias, aproveitando melhor o nosso tempo vital, porque lhe dá vida.

 

E existe algo mais cristão do que começar de novo com renovado espírito?

 

«Onde os nossos erros se tornam escândalo, pedimos a São José que tenhamos a coragem de dizer a verdade, pedir perdão e recomeçar com humildade».

Papa Francisco, Aula Paulo VI, 22 de fevereiro de 2022

Licenciado em Teologia. Professor de EMRC. Adora fazer Voluntariado.

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail