Estrela de Natal

Crónicas 22 dezembro 2017  •  Tempo de Leitura: 3

"Deus, eu não sei se ouves a oração de um burro."

Bo- A Estrela de Natal

 

Com certeza todos já ouviram falar do novo filme "Estrela de Natal". Não quero ser um desmancha prazeres e contar-vos toda a história, mas gostava de partilhar convosco uma pequena reflexão. O filme conta a história da maior estrela do mundo: Jesus, mas não se fica pelo Seu nascimento.

À volta do nascimento de Jesus surge um burro de seu nome "Bo".

Surge um burro que ambiciona muito mais. Um burro que deseja servir a realeza.

E é aqui que o filme se torna especial. É aqui que nasce, uma vez mais, a magia do verdadeiro natal.

É o burro que, na sua humilde vida e sem nada para dar, se entrega à salvação da Maria. É o burro que, no meio de toda a sua teimosia, consegue mover todos os seus amigos para um bem maior. Consegue mover todos os que se cruzam com ele para uma verdadeira comunhão.  

Surge no meio desta história o verdadeiro convite que este Deus nos faz todos os dias. Surge no meio desta história o verdadeiro desejo deste Deus: a aliança pura e permanente com o Homem. 

E nesta história, Ele nunca convoca os "espertinhos". Ele nunca convida os "maiores da aldeia". Ele não quer fazer parte da equipa dos que saem sempre vencedores. Nesta história que continua bem presente nos nossos dias, Ele convida os simples de coração. Convida incessantemente aqueles que procuram dar um novo rumo à sua vida. 

Convida persistentemente aqueles que caem milhares e milhares de vezes.

Convida cheio de alegria aqueles que desejam converter-se livremente ao amor. 

Convida todos aqueles que procuram uma nova oportunidade. 

Esta estrela de Natal brilha sempre que formos capazes de nos rendermos à simplicidade.

Esta estrela de Natal brilha sempre que formos capazes de nos deixarmos guiar pelas Suas promessas.

Esta estrela de Natal brilha sempre que formos capazes de, no meio da tribulação e da dor, entregar toda a nossa vida a um Deus que muitas vezes pensamos não Se manifestar.

Hoje, mais do que nunca, estou certo que este Deus ouve claramente a oração de um "burro", pois é nele que revemos toda a nossa humanidade. 

Apesar de tantos erros e de tanta teimosia, Ele continua a convidar-nos, porque sabe perfeitamente que esta história de amor só faz sentido se for partilhada. 

Apesar de tanta casmurrice nossa, Ele continua a querer fazer a mais bela história de amor connosco.

É por ouvir as nossas orações que Ele faz questão de querer nascer em nós todos os dias.

Deixemo-nos ser "burros", não para que sejamos ignorantes ou estúpidos, mas para que saibamos acolher a magia da simplicidade.

Deixemo-nos ser "burros" para que consigamos perceber que, independentemente da nossa história, há sempre uma possibilidade de nos deixarmos converter e de nos enamorarmos por este Deus menino. Ele que é a verdadeira Estrela de Natal.

 

Espero do fundo do coração que aconteça Natal nas vossas vidas.

Um Santo e Feliz Natal para todos os "iMissianos".

Nasceu em 1994. Mestre em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano. Psicólogo no Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante e Coordenador da Pastoral Universitária da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Autor da página ©️Pray to Love, onde desbrava um caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus.

 

Subscrever Newsletter

Receba os artigos no seu e-mail