Recomendamos: «Fátima Campos Ferreira entrevista Manuela Eanes»
Manuela Eanes não é uma mulher qualquer. Manuela Eanes, sem desprimor para as demais, não foi uma Primeira Dama qualquer. Manuela Eanes não é uma católica qualquer… É por essa razão e porque hoje é lançada esta obra em Lisboa, que a comunidade iMissio, em parceria com a Paulus Editora, recomenda "Fátima Campos Ferreira entrevista Manuela Eanes".
Não posso negar a infindável admiração que tenho por este casal. Tanto António Ramalho Eanes como Manuela Eanes são para mim, modelo de compromisso matrimonial e familiar, exemplo de participação cidadã e testemunhas vivas do que é ser crentes cristãos/católicos.
Só alguém com verdadeira elevação moral e cristã é capaz de, passados mais de 30 anos do exercício público em sentido de missão ao país, como Presidente da República Portuguesa e respetiva Primeira Dama, ainda hoje serem exemplo de como se deve servir e não servir-se da coisa pública.
Esta obra é resultado, por convite da Paulus Editora, da entrevista realizada pela Fátima Campos Ferreira, na primeira semana de Janeiro de 2019. Nela podem acompanhar, por escrito, a vida de Manuela Eanes desde a sua infância até aos dias de hoje. Podem revisitar o seu percurso escolar e universitário; todo o trabalho na área social; a fundação do Instituto de Apoio à Criança (IAC); o casamento e a ausência do marido em comissões no ultramar; o 25 de Abril e o 25 de Novembro; a Presidência da República e até o envolvimento no PRD (Partido Renovador Democrático)…
Muito poderia eu debitar nestas linhas sobre a excelência desta cidadã e cristã. Porém, tal como o visionamento da entrevista na RTP, este livro lê-se com uma curiosidade imensa em conhecer melhor esta senhora. Quero apenas salientar que, ainda antes da aprovação da Convenção dos Direitos da Criança pelas Nações Unidas (ONU) a 20 de Novembro de 1989, já a Drª Manuela havia ajudado a criar o IAC em 1983.
Para perceber o carácter deste casal, termino esta recomendação, citando a jornalista Fátima Campos Ferreira, na sua Nota Introdutória à obra:
«Para mim, há uma imagem que vou reter até ao último dos meus dias. No turbilhão de saudade e dor na morte dos meus pais, no Porto, o meu coração apertou-se ainda mais quando os vi (o casal Eanes) chegar para nos abraçar. É assim que os vejo. Estão lá no momento mais difícil de todos. São a minha reserva afetiva.
São reserva moral do País.»
Boa leitura.
Ficha Técnica
Título: Fátima Campos Ferreira entrevista Manuela Eanes
Autor: Fátima Campos Ferreira
Coleção: Narrativas
Secção: Na primeira pessoa
Formato: 15 cm x 23 cm
Páginas: 128
Editora: Paulus Editora
ISBN: 9789723021240