Quando algo nos magoa, importa que sejamos capazes de o tratar e sarar. Quem busca através do ódio, da violência ou até de uma fria vingança repor a justiça, agrava o mal que o aflige, em vez de o curar.
Caminho por entre as ruas à procura de me encontrar. Procuro, por entre rostos, compreender o que sou, onde estou e por onde vou, mas apenas encontro indefinição nos olhos daqueles que se cruzam comigo. Fico com a percepção que todos vivem a minha busca, mas que se deixam adormecer pelo ruído do cam
Não sabemos cuidar do que é nosso. Ou melhor, sabemos cuidar dos nossos. Do que está fora de nós. Colecionamos sacrifícios e malabarismos em prol dos outros. Dos filhos, dos pais, dos irmãos, dos amigos, dos que nos são mais ou menos sangue.
Em Portugal a fé cristã hoje já não tem a evidência coletiva do passado, quando todo o contexto favorecia uma orientação religiosa, uma perspetiva de fé, de fé cristã católica.
Iniciativa marcada para 6 de novembro, com organização do Dicastério para a Cultura e Educação
NOTA PASTORAL Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO CRISTÃ 1 a 8 de outubro de 2023
Não, Não e não. Os meios nem sempre justificam os fins!
Se és autêntico, então és diferente de todos os outros… acabarás por ser uma ovelha negra. Não és nem serás de nenhum rebanho, porque não há rebanhos de ovelhas negras, e isso é bom. Preocupa-te quando estiveres a ficar parecido com aqueles que preferem não seguir o seu caminho para não destoar.
E se um olhar salvar? E se um abraço for capaz de curar? E se uma palavra for o suficiente para (me) perdoar? E se um sorriso for o sentido de uma vida? E se um estender de mão for mais do que um simples erguer? E se a companhia for a certeza de um amor?