40 anos depois, a missão de Dómuè tem de novo a presença de religiosas
«De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50)
A uma semana da Jornada Mundial da Juventude, que deverá contar com mais de um milhão de peregrinos, o cardeal patriarca de Lisboa, diz que um encontro desta dimensão só é possível porque foi encarado como um "desígnio eclesial e nacional". Num artigo de opinião na Renascença, D. Manuel Clemente acr
Terá a Igreja, em Portugal, a coragem de fazer surgir mais “fazedores” que, a exemplo do que o Papa Francisco pede, tenham o desejo de preferir “hospitais de campanha” a uma igreja sentada, fechada?
Na Bíblia, uma longa vida, é sinónimo de bênção. Mas, já não é assim para a cultura ocidental. Numa sociedade tão utilitarista como a nossa, poderá vir a sê-lo se amadurecer uma consciência, que se traduza fundamentalmente num programa social e não apenas numa questão religiosa. Sem isso, a bênção d
Padre João Paulo Marques tinha 24 anos quando, “um bocadinho por acidente”, acabou por testemunhar aquela que se tornaria na primeira Jornada Mundial da Juventude e se encontrou com João Paulo II.
Fizeste-nos aprendizes da paciência, Senhor, mas demoramos a cultivá-la! Por tudo e por nada nos “salta a tampa” e dizemos o que não queríamos.
Recentemente falei com uma amiga sobre a importância da presença das pessoas na nossa vida e como notamos as ausências dos que nos são próximos. Sim, disse bem: ausências dos que nos são próximos.
O Papa João Paulo II lançou a semente da Jornada Mundial da Juventude e a semente deu frutos. “A «Cruz de Cristo!», levai-a pelo mundo", declarou. Ao longo dos anos juntou milhões de jovens em vários pontos do mundo. Dentro de poucos dias, é a vez de Portugal receber a JMJ.