Mais uma vez Natal!
O Natal é para o cristão o nascimento de Jesus. Por isso é um momento de unidade, paz e grande alegria. Foi isso que vivemos ontem?
Para qualquer pessoa de boa vontade, o tempo natalício deve ser propicio à solidariedade, à amizade e ao dom de si mesmo, assim como Deus Menino o fez. Infelizmente o excesso de materialismo transformou esta festa num ritual pagão. Quando contemplamos Jesus, Maria e José no presépio, o que é que encontramos? Não basta imaginar o sofrimento desta família que percorreu algumas dezenas de quilómetros sob calor e frio e que, depois disso tudo, viu-se aflita para encontrar um abrigo onde passar a noite. Não. Não chega.
Ainda hoje sabemos de tanta e tanta gente que continua a passar pelo mesmo... Que faço eu depois de celebrar este nascimento?
Em Belém encontramos um Menino com um estilo de vida simples, humilde, pobre e que abre espaço à gratuitidade do amor e do serviço. Nada pode continuar igual para nós! Este nascimento implica um esforço para que renunciemos ao supérfluo a favor de quem não tem o essencial. E não basta dar alguma coisa, como fizemos todos nós nas campanhas natalícias. Não. Não chega.
Jesus fez-se dom. Jesus, na sua encarnação, doou-se a todos, sem medida alguma, sem desculpas!
Em cada nascimento existe qualquer coisa de imprevisível. Qualquer coisa que, por mais que queiramos programar, trará sempre alguma novidade que está para além das razões e motivações diárias. O nascimento de alguém irrompe com uma certa violência no quotidiano das nossas vidas. Esta "violência" é maior do que a própria expetativa que o homem e a mulher tinham ao quererem ser pais. Nada fica igual por mais que outros pais o digam ou partilhem. Uma espiritualidade que consiga perceber este acontecimento da vida, conseguirá perceber o nascimento de Jesus na sua plenitude.
Depois de um novo Natal, nada pode continuar na mesma. O nascimento de uma criança é a renovação da esperança humana. É uma vida totalmente nova, intacta, onde tudo é possível.
Que este Natal seja uma nova oportunidade para renovar a vontade e a força de estamos atentos à novidade nas nossas vidas e às necessidades do nosso próximo.
Bom Tempo de natal e Feliz Ano Novo.