Desafios da fé: Partida para o desconforto
Fácil? Não, não é. Mas é por isso que é divertido.
Já houve algumas situações caricatas e outras que me fizeram perder a cabeça... Tudo faz parte deste desconforto tão interessante em que me propus viver por algum tempo. O simples e confortável raramente traz algo extra à nossa vida. O risco com conta, peso e medida, é muito mais interessante.
Muitos perguntam se é pela carreira ou pelo dinheiro. Tudo ajuda, mas é sobretudo por algo muito difícil de quantificar mas deveras enriquecedor: a experiência.
Parece-me imensa a experiência que adquirimos quando estamos desconfortáveis. Temos que compreender as várias vertentes: o contexto, o outro e claro, nós próprios no contexto.
Trabalhar para a busca de soluções faz com que a nossa inteligência seja constantemente posta à prova. Um desafio permanente. Uma adaptação e aprendizagem sobre nós, sobre os outros, sobre os nossos limites. A integração num país, cultura e modo de vida diferentes, traz uma enorme quantidade de informação nova que jamais algo ou alguém nos poderá tirar. É isso que mais me move. A curiosidade. A vontade de conhecer algo novo e diferente.
Medo? Sim... Algum receio. Há muitas coisas que podem não correr bem. Mas a decisão foi tomada depois de muita reflexão e oração. Tenho fé. Acredito que vai tudo correr pelo melhor e que os percalços se resolvem. A vontade de viver a experiência diz-me que serei capaz de me adaptar.
Por agora o Imisso tem uma colaboradora que escreve a partir da Tailândia (Phuket) e que vai, durante os próximos tempos, contar vivências ricas e desaconchegantes.