O toque de Jesus
Bem sabemos que todas as transformações realizadas por Jesus vinham através do Seu toque.
Ele curava com o Seu toque.
Ele ressuscitava com o Seu toque.
Ele multiplicava com o Seu toque.
Ele perdoava com o Seu toque…
Toda a cura, toda a vida e todo o sentido vinham através das Suas mãos e nada disto era por acaso.
Jesus bem sabia que o ser humano precisava de ser tocado.
É certo que o Seu olhar fazia a diferença, mas, com o Seu toque, os Homens deixavam-se levar pela proximidade e pelo serviço de um Deus que um dia se fez Homem. Com o olhar, Ele já os tocava à distância, mas este Deus não se deixa ficar pelas bermas. Por isso, usou o toque para convidá-los a verificar e a confirmar a realidade que estavam a viver.
Este toque era um verdadeiro milagre, não pela sua causa sobrenatural, mas pela forma como mudava as vidas daqueles que se deixavam tocar.
Jesus sabia, perfeitamente, que para criar uma personalidade terna e amorosa naqueles que Lhe seguiam, teria que Lhes passar a importância do toque. Um toque capaz de dar todo o bem físico, emocional e social.
Jesus percebeu tudo isto, não pelos seus estudos científicos, mas porque Ele, deixando-se tocar pela Sua humanidade, entendeu, melhor que ninguém, as verdadeiras necessidades do ser humano.
Jesus, ao tocar o outro, passa todo o Seu Evangelho.
É ali, no toque, que toda a Sua Boa Nova é escrita.
É ali, no toque, que o maior de todos os Mestres chega bem fundo na humanidade de cada um.
É no Seu toque que demonstra a todos os que Lhe seguem como se deve amar o próximo, deixando todas as instruções para uma vida plena de Ação.