Hoje, quando me pus a caminho de mais um dia, sorriste para mim nas cores do belo arco-íris que desenhaste no céu do meu horizonte! Lembraste-me da aliança de amor que fizeste comigo e com todas as pessoas que vieram antes e as que virão depois de mim, mostrando-me, no sinal colorido que escolheste, a tua fidelidade eterna, que contrasta com a multiplicidade dos cinzentos da minha infidelidade.
A caminho deste novo dia recordei que o caminho pode ser o mesmo, mas nele colocas sempre novos desafios e oportunidades para recomeçar em ti e contigo. Para nos ajudar por esse caminho da rotina, inscreveste nos nossos corações um desejo insaciável de ti, para que nunca desistamos de ir ao teu encontro.
Não acredito que escolhemos voluntariamente o que nos afasta de ti porque criaste-nos “à tua imagem e semelhança” (Gn 1, 27) e marcaste-nos com a tua bondade. Simplesmente, na nossa fragilidade, somos tentados pelo fruto de atraente aspeto (Cf. Gn 3, 6), procuramos atalhos para encurtar as dificuldades e o sofrimento e deixamo-nos ludibriar e seduzir pelas riquezas do mundo, esquecendo que esta não é a nossa morada permanente.
A caminho deste novo dia, percebi o quanto preciso de ti, da palavra que me desperta do torpor, do sopro que me reanima e recria e do amor que me envolve e devolve a razão de todo o meu viver. Quero segredar-te, no silêncio descompassado do meu coração, todos os recantos labirínticos da minha existência, multiplicando a alegria dos dias leves e dividindo o peso insustentável das noites escuras.
Não me deixes esquecer de ti a caminho do novo dia que virá e de todos os que vierem depois desse; de agradecer pelo sol que me aquece, pelo mar que me serena, pela chuva que prepara a terra e por todas as cores do teu lindo arco-íris. Na beleza da criação te saiba encontrar, na brisa suave te consiga sentir e na relação com os outros te saiba amar, a ti que me amaste primeiro.
Ajuda-me a caminho de todos os dias a ter humildade para aprender, um coração disponível para acolher e sabedoria para orientar todos os que me continuas a confiar.