406 - 414 de 489 artigos
«Se não podeis fazer um jejum total, que faz sentir a fome até aos ossos», «fazei um jejum humilde, mas verdadeiro», vincou Francisco, que baseou a homilia na primeira leitura bíblica proclamada nas eucaristias desta sexta-feira.
Amor sem penitência e espírito de sacrifício é um corpo sem coluna vertebral
«Morre lentamente quem destrói o amor-próprio,/ quem não se deixa ajudar;/ quem passa os dias a lamentar-se/ da sua desventura ou da chuva incessante./
Pode a caridade ser luz, estímulo e desafio para a cultura do nosso presente? Para tentar uma resposta a esta pergunta recorro à palavra poética de um grande do nosso tempo, Mario Luzi.
Nesta procura é fundamental o papel de uma verdadeira testemunha, de uma pessoa que antes fez o caminho e encontrou o Senhor. No Evangelho, João Batista é esta testemunha. Por isso pode orientar os discípulos para Jesus, que os envolve numa nova experiência dizendo: «Vinde e vereis».
«Todos se calaram para que a primeira palavra, a primeira frase a chegar ao cérebro virgem do bebé fosse uma poesia, um verso antigo e melodioso. Não uma palavra da parteira ou o grito de uma tia, não uma palavra banal saída da boca de uma vizinha.»
«Se a oração não é corajosa, não é cristã», frisou hoje o papa, na missa a que presidiu, no Vaticano: coragem «para desafiar o Senhor», coragem para se «colocar em jogo», mesmo que não se obtenha logo o que se pede, porque na «oração joga-se forte».
«Toda a iconografia cristã representa os santos com os olhos abertos para o mundo, enquanto que a iconografia budista representa cada ser com os olhos fechados» (Gilbert K. Chesterton, 1874-1936). Esta nota é interessante porque coloca em confronto duas atitudes diferentes, para não dizer opostas,
O papa Francisco, através da Esmolaria Apostólica, «convida os pobres, os sem-abrigo, os refugiados, um grupo de reclusos, as pessoas e famílias mais necessitadas, juntamente com os seus voluntários, a participar num espetáculo circense», esta quinta-feira.
Rua João de Freitas Branco, nº 21, 3ºB
1500-714 Lisboa
Portugal
912483000 (Bento Oliveira)
imissio.net@gmail.com