1 - 9 de 41 artigos
Artigos de opinião publicados no Jornal Público
Quando se diz que o cristianismo aspira a ser universal, deve acrescentar-se que tem de respeitar e promover a originalidade de cada povo, de cada cultura.
Bergoglio lembra que, 60 anos depois do Concílio, ainda se debate sobre a divisão entre «progressistas» e «conservadores». Mas a verdadeira diferença, diz, é entre «apaixonados» e «rotineiros».
Uma Igreja sinodal, missionária e em saída só pode ser servida por uma teologia, também ela em saída. A Academia Pontifícia tem de dar esse exemplo.
A quem poderá interessar o Sínodo? Quando a Igreja assume o mundo em que vivemos na sua complexidade, como acontece com o Papa Francisco, interessa e inquieta pessoas de boa vontade.
Será possível fazer a paz entre Israel e a Palestina? Diria que é possível escolher um caminho para uma paz, onde não haja vencidos nem vencedores. Na situação actual, estão todos a ser vencidos, estão todos a contribuir para o pior.
Nas vésperas do início do Sínodo da Igreja católica, cinco cardeais ultraconservadores, ao contestarem a sua realização nos termos anunciados e preparados, podem ajudar a revelar a sua necessidade.
A declaração de Abu Dhabi é o gesto religioso, cultural e político mais importante desde há muitos séculos.
Depois da morte de Deus viria, não a emancipação, mas a morte do ser humano. Já há muito tempo que desconfio de tanta promessa e de tanta ameaça.
Foi para mim um anjo ! São muitas as pessoas, todos conhecem algumas, a quem apetece dizer esta bendita oração.
Rua João de Freitas Branco, nº 21, 3ºB
1500-714 Lisboa
Portugal
912483000 (Bento Oliveira)
imissio.net@gmail.com