271 - 279 de 489 artigos
Num tempo em que as grandes superfícies comerciais se tornam templos do consumo onde se cumprem os rituais das compras, numa liturgia demasiado estipulada, reservemos algum tempo para refletir no valor e no sentido que damos às nossas trocas de presentes por ocasião do Natal.
«O Natal é o nascimento absoluto que reflete e assume, ilumina e redime, abençoa e consagra todos os nascimentos anteriores e todos os nascimentos depois. Cada homem que vem à luz repete o milagre do Natal de Cristo;
Sobre o Natal, cada um de nós tem muitas histórias para contar: presentes, árvore, presépio, luzes, pai natal, centros comerciais… Praças, casas, ruas e montras iluminadas atraem-nos e revelam a sua importância. Tantas são as atividades que se realizam, as preparações, as compras, que nos fazem
«O valor da vida não está na lonjura dos dias, mas no uso que deles fazemos. Uma pessoa pode ter vivido muito tempo, e todavia pouquíssimo.»
Não será Natal se procurarmos os flashes ofuscantes do mundo, se nos enchermos de presentes, almoços e jantares mas não ajudarmos pelo menos um pobre, que se assemelha a Deus, porque no Natal Deus veio pobre.
«Não há em toda uma vida coisa mais importante a fazer do que dobrar-se, para que um outro, abraçando-te o pescoço, possa reerguer-se.»
A Palavra de Deus apresenta-nos hoje uma alternativa. Na primeira leitura (Génesis 3, 9-15. 20; Salmo 97, 1. 2-3ab. 3cd-4) é o ser humano que nas origens diz não a Deus. No Evangelho (Lucas 1, 26-38) está Maria que, na anunciação diz sim a Deus.
«A fusão das almas é mil vezes mais difícil do que a fusão dos metais. Não nasce numa hora o verdadeiro amor nem das faíscas da fricção da pedra. Antes, nasce lento e propaga-se após uma longa cumplicidade que o reforça. Só assim se torna invulnerável ao tédio e aos abandonos.»
O horizonte temático sugerido pelo trinómio «moralidade, economia, sociedade secularizada» - ou, alargando o olhar, «fé, cultura, sociedade» - é evidentemente imenso e admite infinitos percursos de análise e múltiplos resultados de balanço e de síntese.
Rua João de Freitas Branco, nº 21, 3ºB
1500-714 Lisboa
Portugal
912483000 (Bento Oliveira)
imissio.net@gmail.com