442 - 450 de 489 artigos
As Nações sobrevivem à erosão do tempo e permanecem vivas na história dos povos se prosseguirem na fecundidade que lhes vem da sua espiritualidade e da sua cultura. A diluição espiritual e cultural de um povo significará inevitavelmente a perca da sua identidade e a sua fusão num hoje sem futuro.
O papa considera que «o tema da interioridade do coração, da consciência e conhecimento de si» volta a ser proposto «significativamente» na atualidade, «muitas vezes caracterizada pela aparência, superficialidade, pela cisão entre coração e mente, interioridade e exterioridade, consciência
A “atenção” (attentio) vem de “atender” (attendere) e significa orientar o espírito e a mente para aquilo que vem. Esta orientação corporal de si pressupõe a vigilância e a meditação enquanto experiência espiritual e lugares onde se exercita a atenção.
Tenho de ser sincero: desde há anos, a vários presbíteros que me manifestaram o seu projeto de preparar na igreja um banquete para os pobres, disse sempre que seria melhor que os pastores propusessem aos fiéis, que participam na Eucaristia dominical,
Jesus terminou a sua viagem para Jerusalém, a cidade santa em que entrou aclamado como Messias, filho de David, pelos discípulos que o acompanhava, e pelas multidões; expulsou do templo quantos impediam que fosse uma casa de oração e secou simbolicamente a figueira que não dava frutos.
Se pensássemos em todas as boas fortunas que tivemos sem merecer, não ousaríamos lamentar-nos. «O acaso é o pseudónimo de Deus quando não se assina pessoalmente.» A dizer isto era um escritor francês não particularmente religioso, Anatole France.
Os professores disseram-lhes para agarrarem as mãos dois a dois, permanecendo assim unidos para não se dispersarem. E eles obedecem sem esforço e sem se agitarem, com uma natural calma obediente, mirando à sua volta como que encantados ou lançando de vez em quando os seus olhares
«Há uma tendência muito perigosa de aceitar tudo o que se diz, tudo o que se lê, de aceitar sem colocar em discussão. E, ao contrário, só quem está pronto a pôr em discussão, a pensar autonomamente, encontrará a verdade. Para conhecer as correntes do rio, quem quer a verdade tem de entrar na água.»
«Não temos de agradar a Deus de outra forma a não ser brutalmente honestos. Isto é a raiz. Não só quanto à relação com Deus, mas é a raiz de uma grande canção. É o único lugar onde se pode encontrar uma grande canção. O único lugar onde se pode encontrar qualquer obra de arte, de mérito»
Rua João de Freitas Branco, nº 21, 3ºB
1500-714 Lisboa
Portugal
912483000 (Bento Oliveira)
imissio.net@gmail.com